Publicidade

Presidente da Sony fala dos 25 anos de Playstation!

Gostou? Compartilhe!
Sony Playstation 1 Logo
Imagem: Sony
Publicidade

25 anos atrás, mais precisamente no dia 3 de dezembro de 1994, chegava o primeiro console de um Playstation no Japão. De início de carreira humilde na Sony, Ken Kutaragi e sua equipe finalizaram uma visão que elevou os videogames à uma forma de entretenimento que todos pudessem aproveitar, e criou uma plataforma onde os desenvolvedores pudessem expressar sua criatividade.

O PlayStation original vendeu 100.000 unidades no Japão somente em seu primeiro dia. O começo avassalador em casa foi de fato a melhor resposta que a Sony e os estúdios envolvidos poderiam ter. Assim, foi uma questão de tempo até que as 100 mil caixinhas cinzas virassem 100 milhões, uma marca de venda inédita na história dos videogames até então. Começava ali a se criar a tribo que mais tarde viria a ser definida como sonysta.

Reflexão

E para comemorar tal marco, Jim Ryan, Presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios, divulgou nota a imprensa falando a respeito destes 25 anos do lançamento.

Continua depois da Publicidade

Acertamos em cheio com a comunidade gamer, já que o PlayStation oferecia experiência além do que se imaginava ser possível em um console“, disse Jim Ryan. “Desde o início, abrimos nossos braços aos desenvolvedores, providenciando ferramentas e tecnologia para criar mundos belos e expansivos, e para experimentar novas idéias.

Sem dúvida alguma esta abordagem da Sony foi uma das mais felizes no universo de consoles, já que, diferente da rival na época, dava liberdade para os desenvolvedores trabalharem com o console que estava para nascer, em vez de obrigar as empresas a assinarem termos de exclusividade. Essa abordagem levou à diversidade de games pela qual a PlayStation hoje é conhecida.

Resultado de imagem para Jim Ryan
Jim Ryan, presidente da Sony. Imagem: Divulgação.

Pelos últimos 25 anos, a PlayStation esteve a frente e no centro do mundo dos games. E eu me sinto honrado de ter sido parte da equipe desde o início. Enquanto ajudava a consolidar a marca na Europa, me lembro de começar muitas coisas do zero, desde a contratação de funcionários até a compra de móveis.

De pai pra filho

Na época, nos concentramos em ajudar o mercado local para garantir que um gamer na Polônia se sentisse parte da comunidade PlayStation tanto quanto alguém no Reino Unido, Japão ou Estados Unidos. Apoiados pelos fãs apaixonados do mundo todo, nosso negócio cresceu significativamente e o nosso foco na comunidade é mais importante do que nunca. É realmente tocante ver os fãs que cresceram com PlayStation passando seu amor pelos games aos seus filhos, que agora jogam no PS4.

Não vai parar

Por fim, Ryan finalizou com uma mensagem que promete grandes surpresas para a comunidade fã da marca e que esperamos realmente chegarem em breve. “Em nome de todos nós da PlayStation – obrigado por compartilhar essa jornada conosco. Mal podemos esperar para comemorar o que ainda está por vir com vocês!” A comunidade gamer certamente também mal pode esperar.

CONTEÚDO RELACIONADO