Publicidade
ENTENDA

5 coisas decepcionantes sobre a Master Collection de Metal Gear Solid da Konami

Lançou e já tem problemas. A comunidade pede a volta do criador da obra.
Gostou? Compartilhe!
Metal Gear Solid
Imagem: Divulgação
Publicidade

Metal Gear Solid: Master Collection Vol.1 reúne alguns dos melhores jogos da franquia já feitos e os coloca em plataformas modernas em um novo pacote. Infelizmente, uma lista de ressalvas e deficiências estranhas no lançamento tornam a nova antologia difícil de celebrar. 

Lançado em 24 de outubro no PlayStation 5, Xbox Series X/S, Switch e PC, Metal Gear Solid: Master Collection Vol 1 tem sido cercado de polêmicas há meses, com perguntas sobre desempenho abaixo do esperado no Nintendo Switch e falta comprometimento em plataformas next-gen como PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC. A antologia apresenta cinco jogos principais – Metal Gear, Metal Gear 2: Solid Snake, Metal Gear Solid, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty e Metal Gear Solid 3: Snake Eater – e inclui o excêntrico Snake’s Revenge e os ports NES e Famicom de Metal Gear como bônus. Mas agora que finalmente chegou, é difícil não se decepcionar com a forma como a editora Konami o montou.

Em primeiro lugar é a falta de uma atualização visual em novas plataformas, ou paridade com as versões originais no Switch. Como compartilhado antes do lançamento, Metal Gear Solid ainda roda somente a 30fps em todas as versões (nunca foi remasterizado para Metal Gear Solid HD Collection de 2011 pela Bluepoint Games). A versão Switch de Metal Gear Solid 2 e 3 também está bloqueada a 30fps (MGS2 originalmente rodava a 60fps no PlayStation 2). Todos os três jogos também têm 1080p, sem opções de resolução 4K para as versões de hardware mais fortes.

Continua depois da Publicidade

Mesmo sem grandes melhorias, a Konami observa que as versões de lançamento ainda sofrem com vários bugs e problemas de desempenho que planeja corrigir em algum momento no futuro. Uma lista completa das deficiências foi fornecida ao IGN. “Em Metal Gear Solid 1, 2 e 3, correções de bugs também estão planejadas, especificamente no MGS2“, observou o site. A Konami alertou que o jogo pode desacelerar significativamente em certas cutscenes, o que parece preocupante. Um patch para reduzir a carga de processamento está planejado. Opções visuais como scanlines CRT e a capacidade de alternar entre o modo de janela e tela cheia no menu de opções nos dois jogos de MSX também são MIA no momento.

Há também o botão de pausa laggy. A Konami adicionou a opção de pausa durante as cutscenes, um recurso há muito solicitado para a série de furtividade cheia de história. Imagens de cópias do jogo que vazaram cedo, no entanto, mostraram que pode levar até 10 segundos para o jogo registrar a pausa após o botão ser pressionado, tirando um pouco do brilho da nova opção. Ainda não está claro se isso é intencional ou será corrigido no futuro.

The Metal Gear Solid: Master Collection Vol.1 está, talvez menos surpreendentemente, encontrando problemas no PC também. As análises iniciais do Steam são muito mistas, com os jogadores reclamando de ligações de teclas não intuitivas, interface do usuário ruim e falta de opções de proporção. “Leve isso com um grão de sal, o jogo literalmente acabou de ser lançado, mas dane-se as configurações de vídeo, mapeamento de botões e UI/UX ruim para a coleção é muito azedo”, escreveu um jogador. “Tenho certeza que vai melhorar com o tempo, mas sim.”

O mais irritante para mim, pessoalmente, são os jogos completamente ausentes da versão física da coleção para Switch. Pelo menos na América do Norte, apenas Metal Gear, Metal Gear 2: Solid Snake e Snake’s Revenge estão realmente no card do jogo. Os três jogos de Metal Gear Solid, que são os principais anunciados na frente da caixa, devem ser baixados separadamente. Como alguém que trata seu Switch como um repositório físico para remasterizações e reedições retrô, é frustrante ter que contar com uma conexão com a internet e uma loja online temporária para ter acesso a clássicos de todos os tempos. Parece que o lançamento físico japonês pelo menos também inclui o primeiro Metal Gear Solid no card do jogo.

Muitas das análises iniciais de Metal Gear Solid: Master Collection Vol.1 notaram essas deficiências, ao mesmo tempo em que apontaram que, no final das contas, esses jogos ainda funcionam muito bem e continuam sendo algumas das meditações mais profundas sobre geopolítica, guerra e o complexo industrial militar que o meio já produziu. “Acho ótimo que uma faixa tão grande da história de Metal Gear esteja agora prontamente disponível e facilmente jogável em sistemas modernos”, escreve Jon Porter, do The Verge. “Mas também há uma parte de mim que acha que a Konami perdeu uma oportunidade de dar a Metal Gear Solid em particular uma nova camada de tinta e atualizá-la para um público moderno.”

A indústria de videogames é geralmente tão ruim em preservar seu passado que gostaria que ela fizesse de tudo quando decidisse finalmente aproveitar a oportunidade para reempacotar jogos antigos e vendê-los novamente. Se isso significa cobrar mais, que seja. Eu teria prazer em pagar US $ 100 para a edição definitiva de todos esses jogos. Talvez um dia consigamos isso. Enquanto isso, espero que as atualizações pós-lançamento planejadas da Konami deem à coleção um pouco do amor adicional que ela merece.

Via: Noticia IGN | Notícia IGN 2

CONTEÚDO RELACIONADO