A Igreja Católica está se preparando para canonizar o primeiro santo gamer, o que significa que, em breve, uma escola poderá receber o nome de alguém que realmente gostava de Halo. Se não tocarem “Blow Me Away” de Breaking Benjamin enquanto ele é proclamado santo, não quero nem saber.
Veja também:
O Vaticano anunciou recentemente que aprovou a canonização do adolescente italiano Carlo Acutis, o primeiro “santo milenar”. Acutis nasceu em 1991 e faleceu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Ele nasceu em Londres, filho de pais italianos, e mudou-se para Milão, onde dedicou seu tempo a ajudar os sem-teto e os pobres com o dinheiro que economizava de sua mesada.
Acutis gostava de jogar videogames, incluindo Halo, Mario e Pokémon, e comprou um PlayStation aos oito anos de idade – embora sua mãe afirme que ele limitava seu tempo de jogo a apenas uma hora por semana, com medo de se tornar viciado. Ele também criou um site que documentava relatos de milagres católicos e aparições marianas, o que lhe rendeu o apelido de “influenciador de Deus”.
O processo de canonização de Acutis vem ocorrendo há vários anos, um processo que exige a atribuição de dois milagres ao candidato, além de evidências de fé em sua vida. Geralmente, o caminho para a santidade é lento – às vezes levando décadas ou até séculos. No entanto, a popularidade de Acutis entre os católicos mais jovens e sua presença online aceleraram significativamente esse processo.
Acutis foi declarado “Venerável” pela Igreja Católica em 2018 e beatificado (declarado “Beato”) em 2020, após a verificação de seu primeiro milagre. Ele teria curado um menino brasileiro com um defeito congênito que o impedia de consumir alimentos normalmente, após a mãe do menino pedir ajuda a Acutis. Um segundo milagre, envolvendo a cura de uma menina costarriquenha de um traumatismo craniano significativo após orações no túmulo de Acutis, também foi reconhecido. Com ambos os milagres validados, Acutis foi aprovado para canonização e provavelmente será nomeado santo durante o Jubileu de 2025.
“Assim como eu fiz, você também pode se tornar santo”, disse sua mãe, Antonia Salzano, em maio (via CNN). “Com todos os meios de comunicação e tecnologias, às vezes parece que a santidade é algo do passado. Mas a santidade também é algo dos dias de hoje.”
Quando Acutis for nomeado santo, ele se tornará o primeiro santo milenar da Igreja Católica e, por extensão, provavelmente o primeiro santo gamer. Louvado seja Master Chief, et cetera. O próximo passo do processo é a declaração formal de santidade pelo Papa, o que concederá ao adolescente um dia de festa, e paróquias e escolas poderão ser nomeadas em sua homenagem. Imagine só, as crianças poderiam em breve estar frequentando uma escola católica com o nome de um santo que provavelmente lamentou a Queda do Alcance.
Brincadeiras à parte, prestamos nossas homenagens a um gamer que pareceu ser uma pessoa exemplar na vida. Que ele descanse em paz.