Publicidade
VEJA

A NVIDIA GeForce RTX 5080 pode chegar antes da RTX 5090

O lançamento da GPU NVIDIA GeForce RTX 5080 pode ocorrer antes da chegada da RTX 5090, com fontes confiáveis apontando mudanças
Gostou? Compartilhe!
RTX 5090
Imagem: Divulgação
Publicidade

Apesar dos rumores sugerirem que a GPU NVIDIA GeForce RTX 5090 chegará ao mercado ainda em 2024, enquanto as demais serão lançadas apenas em 2025, um leaker conhecido pela indústria por sua alta taxa de acertos revela uma estratégia diferente: a chegada da GeForce RTX 5080 antes disso. O insider “kopite7kimi” comentou sobre uma publicação que afirmava o lançamento do principal produto da fabricante antes das demais, indicando que as coisas podem ser diferentes com as placas de vídeo de arquitetura “Blackwell”, e que primeiro veremos a GeForce RTX 5080.

É relevante notar que o leaker não nega a informação sobre a chegada da GPU NVIDIA GeForce RTX 5090 durante o ano de 2024; no entanto, ele acrescenta que o outro hardware pode chegar antes de inaugurar a nova geração para os consumidores. É importante ressaltar que nada está confirmado, visto que a NVIDIA ainda não se manifestou sobre os relatos e rumores relacionados às GPUs GeForce RTX 50 “Blackwell” até o momento, tampouco divulgou sua data de lançamento.

O que realmente chama a atenção é a reputação de “kopite7kimi” como um dos insiders mais confiáveis do mercado, acertando diversas informações sobre hardwares nos últimos anos de atividade. O CEO da NVIDIA, Jensen Huang, realizará uma apresentação dentro da Computex 2024, e é possível que algo seja mencionado sobre as próximas GPUs.

Expectativas para a GPU NVIDIA GeForce RTX 5080

Embora a NVIDIA ainda não tenha revelado as especificações da GeForce RTX 5080, espera-se que a nova placa de vídeo contenha a GPU GB203 (sucessora da AD103) e ofereça até 96 SMs, possivelmente com 12.288 núcleos CUDA. A Samsung e a SK Hynix estiveram presentes na GTC 2024 para mostrar suas memórias GDDR7, que serão adotadas para uso nas placas de vídeo da próxima geração. No entanto, não foi confirmado qual delas será a fornecedora oficial da NVIDIA e quais módulos serão utilizados, de 28 Gbps ou superiores.

CONTEÚDO RELACIONADO