Publicidade

ALERTA | App fake de Apex Legends rouba dados

Gostou? Compartilhe!
Cibercriminosos estão aproveitando a popularidade de Apex legends para criar apps maliciosos.
Cibercriminosos estão aproveitando a popularidade em Apex legends para criar apps maliciosos.
Publicidade

Apex Legends já é inegavelmente um fenômeno dos Battle Royales. Seus números surpreendentes atraem além de gamers, curiosos, publicidade, investimentos e afins. Contudo, juntamente com esse sucesso, vem também os riscos.
E diante de um público ávido por consumir – muitas vezes de maneira impulsiva – tudo a respeito disso, os golpistas enxergaram mais uma oportunidade: O falso App de Apex Legends.

De acordo com alerta feito pela ESET, empresa especializada em detectar ameaças de segurança, já existem vários apps falsos atuando em nome da franquia.
Já haveria, inclusive, vídeos-tutoriais no YouTube ensinando a baixar o game para Android. Porém, assim que o download é feito, o aplicativo rouba os dados possíveis do usuário.

Uma simples busca por “Apex Legends” abre uma série de opções para download. Além da suposta versão para games, há também mapas e ferramentas no geral. Foto: Obs. de Games

Assim como todo golpe virtual, o objetivo dos cibercriminosos é se utilizar dos dados capturados para os mais variados e ilícitos fins. E diante da imprevisibilidade de quem pode estar do lado lá, o prejuízo pode vir de saques não autorizados a algum tipo de extorsão.
Vale lembrar que o conteúdo pode inclusive não conter nada além de propagandas, o que ainda assim, anti-ético.

Continua depois da Publicidade

Como evitar

De qualquer maneira, os procedimentos de segurança para se esquivar dos golpes virtuais seguem sendo os mesmos. Se há, por exemplo, a intenção de adquirir um produto da franquia em questão, o ideal é que o gamer busque sempre links dentro do canal oficial do jogo.
Outra dica bastante eficiente é verificar se o app pede acesso a áreas incomuns ao jogo, como agenda, álbum de fotos, câmera e afins.

Em suma, nunca é demais reforçar o alerta: Apex Legends NÃO ESTÁ DISPONÍVEL PARA MOBILES.

Veja também boas notícias sobre Apex Legends:
Rumor | Octane já tem data para chegar em Apex Legends
Apex Legends | Membros da PS Plus ganham itens gratuitos
Nova arma chega em Apex Legends

CONTEÚDO RELACIONADO