PS5 evento
Imagem: Sony.

A Sony acaba de cravar a nova data para o evento de PS5 com foco nos jogos do sistema. O evento, anteriormente marcado para o dia 4 de junho foi cancelado em apoio às manifestações decorrentes da morte de George Floyd. Confira o comunicado oficial da empresa, iniciado por Sid Shuman, Senior Director, SIE Content Communications.

Olá a todos – queremos agradecer a vocês pela sua paciência e compreensão do nosso adiamento do evento do PS5 – que agora está remarcado para esta quinta, dia 11 de junho, às 17h, horário de Brasília. Foi necessário deixar as vozes certas serem ouvidas neste momento histórico e importante.  

Agora que o evento está confirmado, eu queria também dizer que o show foi pré-gravado, e será transmitido a 1080p e 30 quadros por segundo. Isto facilitou o processo de produção, já que muitos dos desenvolvedores e nossa equipe estão trabalhando de casa. Os games que verá esta quinta ficarão ainda melhores quando jogá-los em um PS5 com uma TV 4K, conforme esperado. 

Também é melhor assistir com fones de ouvido se possível — durante o show temos um áudio bem legal, que será mais difícil de apreciar se ouvido diretamente pelo seu celular ou laptop. 

Bom, chega de conversa! Segue abaixo uma versão atualizada do anúncio original do Jim. Nos vemos na quinta! 

A cada geração, desde o primeiro PlayStation até o PlayStation 4, a gente vem mirando longe e, cada vez mais, testando os limites com o objetivo de tentar proporcionar melhores experiências à nossa comunidade. Essa tem sido nossa missão com a marca PlayStation por mais de 25 anos. Uma missão da qual faço parte, praticamente, desde o início.  

Existem poucas coisas tão empolgantes quanto o lançamento de um novo console. Embora essa trajetória até o lançamento tenha sido um tanto…diferente, estamos mais animados do que nunca para trazer você nessa jornada em que vamos redefinir o futuro dos jogos.

Já compartilhamos as especificações técnicas e mostramos o novo controle sem fio DualSense. Mas, um lançamento não é nada se não tiver jogos, certo? 

É por isso que estou empolgado para comunicar que, em breve, você poderá conhecer os jogos que estarão nas suas mãos depois que o PlayStation 5 for lançado. Os jogos que acompanharão o PS5 representam o que há de melhor no setor, oferecido por estúdios inovadores espalhados por todo o mundo. Estúdios grandes ou pequenos, os mais novos e os mais consolidados, todos os tipos de estúdio trabalharam duro para desenvolver jogos que demonstrem o potencial do hardware. 

Essa demonstração digital terá duração de um pouco mais de uma hora e, pela primeira vez, estaremos juntos virtualmente, compartilhando essa energia. A impossibilidade de realizarmos eventos presenciais tem nos apresentado uma oportunidade incrível de pensar de maneira diferente e e de te trazer com a gente nessa jornada, na esperança de que estejamos mais próximos do que nunca. Esta mensagem faz parte de uma série de atualizações sobre o PS5, mas, não se preocupe: depois da demonstração da semana que vem, ainda tem muito mais para você. 

Junte-se a nós no YouTube em 11 de junho, às 17h (horário de Brasília), para ver o que estamos guardando na manga para a próxima geração de jogos. Espero que você sinta orgulho do que verá.

Entenda o caso que levou ao adiamento do evento da Sony

No dia 25 de maio de 2020 na cidade de Minneapolis-EUA, George Floyd (46), havia sido detido sob a acusação de usar uma nota falsa para comprar cigarros. Abordado pelos policiais, George foi levado ao chão e teve o pescoço pressionado pelo joelho de Derek Chauvin (44), por cerca de 8 minutos e 46 segundos, vindo a óbito na sequência.

Morte de George Floyd – Wikipédia, a enciclopédia livre

Boa parte da ação foi filmada por pessoas que passavam no local, que registraram a fala de Floyd, dizendo que não poderia respirar. A frase “I can’t Breathe” (eu não consigo respirar) virou um grito de protesto que acompanha as manifestações que se espalham pelo mundo desde então.

Foto do ex-policial de Minnesota Derek Chauvin após sua prisão.
Derek Chauvin, o policial que matou George Floyd em fotos de fichamento de presos. Imagens: MNDOC / REUTERS

Inicialmente apenas demitidos, a repercussão do caso fez com que Derek Chauvin e os outros policiais envolvidos fossem presos. Existe a possibilidade de saírem sob fiança, que foi fixada em 1 milhão de dólares para cada acusado. Ninguém pagou a fiança até o momento, a esposa de Derek já anunciou que irá se divorciar do marido independentemente do resultado da sentença, que pode chegar até 40 anos de prisão para os envolvidos.

Ex-policiais envolvidos na morte de George Floyd são detidos ...
Ex-policiais Chauvin, Thao, Lane e Kueng estão presos em Minneapolis
Imagens: Departamento de Polícia de Minneapolis

No brasil, o caso Floyd também gerou manifestações em algumas cidades. Contudo, muitas pessoas ainda se perguntam se a postura dos brasileiros seria a mesma se Floyd fosse brasileiro e tivesse morrido aqui, como tantas outras vidas negras morrem. Veja esse assunto aqui.

Confira abaixo outras atitudes da indústria gamer diante do caso George Floyd