Nesta última segunda-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro publicou em suas redes sociais o anúncio de que o setor de games teria uma redução em sua carga tributária, fato que repercutiu bastante entre os jogadores e imprensa. Contudo, a ação acabou levantando uma discussão mais inflamada nos bastidores do congresso, e isso envolve o presidente, seu filho mais novo e o deputado federal Kim Kataguri (Democratas-SP).
Veja também:
A mais recente polêmica em que Renan se envolveu desta vez começou com uma postagem de Kim, que usou sua conta no Instagram para atribuir à sua pressão feita para que a redução tributária acontecesse.
View this post on InstagramA post shared by Kim Kataguiri (@kimkataguiri)
Continua depois da Publicidade
Kim Kataguri (que joga Among Us e explora bastante esse tema em suas redes sociais) têm se posicionado sobre o tema de redução de impostos com alguma frequência na mesma conta, como nesse conteúdo postado em 7 de outubro.
Após o anúncio de ontem, Renan compartilhou uma montagem do deputado federal com chapéu e nariz em alusão ao personagem Pinóquio, e disparou: “Olha lá o mentiroso oportunista! Que pressão? Presidente sempre defendeu medidas para reduzir os preços dos games, tendo inclusive reduzido os impostos por iniciativa própria em 2019 e prometido mais. Não tem pressão. O Presidente prometeu e está cumprindo. Vai surfar em outra!”
Olha lá o mentiroso oportunista! Que pressão? Presidente sempre defendeu medidas para reduzir os preços dos games, tendo inclusive reduzido os impostos por iniciativa própria em 2019 e prometido mais. Não tem pressão. O Presidente prometeu e está cumprindo. Vai surfar em outra!🤙 pic.twitter.com/woAhqOiwSF
— Renan Bolsonaro (@renan_bolsonaro) October 27, 2020
Os impostos
Depois da primeira redução, as alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) passaram a variar entre 16% e 40%. Com a nova redução anunciada nesta segunda (26), a variação passa a ser de 6% e 30%. Assim, a redução de IPI para videogames será:
• De 40% para 30% em consoles e máquinas de jogos;
• De 32% para 22% para partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela;
• De 16% para 06% em máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes.
Por enquanto, Kim Kataguri ainda não se pronunciou sobre as acusações.