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Após vício em games ser considerado “desordem mental”, indústria de jogos pede que OMS repense a decisão

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Vício em Games
A indústria de videogames rebateu os apontamentos da OMS.
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Vários representantes da indústria global de videogames divulgaram uma declaração conjunta sobre a decisão da OMS – Organização Mundial da Saúde – de reconhecer oficialmente o “Transtorno de Jogos” em sua Classificação Internacional de Doenças. 
O comunicado pede que a OMS repense a classificação dada. A legação é de que o órgão da ONU, ainda que reconhecido como sério pelo grupo, não possui estudos suficientes para cravar tal classificação.

Veja também:

    Declaração das Associações Globais da Indústria do Videogame

    “A indústria global de videogames – incluindo igualmente representantes de toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Coréia do Sul, África do Sul e Brasil – pediu hoje aos Estados Membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) que reexaminem a sua decisão de incluir a “desordem de jogos” na 11 ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-11).  

    Ainda de acordo com o comunicado de imprensa, os representantes desse setor não só discordam da decisão, como também julgam a classificação da OMS sem “evidências sólidas” para tal apontamento. Todavia, o grupo entende a seriedade da instituição.

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    “A OMS é uma organização estimada e sua orientação precisa se basear em revisões regulares, inclusivas e transparentes apoiadas por especialistas independentes. O “distúrbio do jogo” não se baseia em evidências suficientemente sólidas para justificar sua inclusão em uma das ferramentas de definição de normas mais importantes da OMS. “

    A declaração, postada na página da Associação de Softwares de Entretenimento, colocou ainda suas considerações sobre o ocorrido. Na sequência, ainda apontou a relevância da indústria de videogames.

    A indústria de entretenimento interativo desempenha um papel de liderança no desenvolvimento de tecnologias emergentes, incluindo realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e análise de big data. 

    É significativa em avançar na ciência da pesquisa em muitos campos que vão desde saúde mental, demência, câncer e avanços pioneiros em acessibilidade. 


    Ao mesmo tempo, a indústria desenvolveu ferramentas de proteção ao consumidor de classe mundial, incluindo controle dos pais e iniciativas responsáveis ​​de educação de jogos para garantir que os jogadores possam se envolver em ambientes mais seguros.

    A OMS ainda não respondeu oficialmente ao comunicado.

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