O primeiro emulador oficial aprovado pela App Store teve um curto tempo de vida. Lançado na semana passada, ele foi removido já no domingo seguinte, após algumas mudanças nas políticas da empresa. O motivo para sua exclusão foi considerado “bobo” para alguns internaturas e usuários do app.
Veja também:
A saída da loja não está relacionada à emulação em si, mas sim a pedidos da própria Nintendo e questões de pirataria. O iGBA, que permitia jogar games do Game Boy Color e Game Boy Advance, foi removido por ser considerado uma cópia do trabalho de outro desenvolvedor. A Apple removeu o programa indefinidamente, citando inclusive algumas violações de direitos autorais ou spam. O que é sua resposta padrão para casos similares.
O pedido de remoção começou quando o desenvolvedor original, Riley Testut, percebeu que o programa era uma versão copiada e modificada de seu próprio projeto, o GBA4iOS. Riley ainda expressou sua frustração com toda essa situação, destacando mudanças nas políticas da App Store que permitiu emuladores, apenas para ter uma cópia do seu próprio trabalho sendo aprovada.
Um emulador é um software que permite que os usuários consigam jogar jogos que foram desenvolvidos originalmente para um determinado console ou portátil. Assim, podendo relembrar como era jogar em um PS2, SNES, Nintendo 64, Dream Cast, PS1 e por aí vai.