Publicidade

As melhores trilhas sonoras de games de todos os tempos – Parte 1

Gostou? Compartilhe!
Mario OST
Imagem: Nintendo
Publicidade

Os recursos visuais nos games melhoraram drasticamente nas últimas décadas, com personagens e ambientes cada vez mais próximos do realismo, e isso pode fazer com que os gráficos dos jogos mais antigos do NES ou mesmo do PlayStation pareçam totalmente podres.

A música, no entanto, é algo completamente diferente. Embora as trilhas sonoras de jogos certamente tenham evoluído ao longo dos anos, existem clássicos absolutos dos anos 80 que são tão divertidos e cativantes hoje como eram há três décadas.

Definir música para jogos não é uma arte perdida, de forma alguma: existem muitas trilhas sonoras mais recentes já prontas para se tornarem clássicos do futuro. Portanto, aqui estão as melhores trilhas sonoras de games de todos os tempos … ou, pelo menos, nossos favoritos pessoais. E como a lista é grande, segue a primeira parte!

Continua depois da Publicidade

Observação: A lista não está do melhor para o “pior” ou vice versa. Ela é aleatória.

1. Super Mario Bros. (1985)

Quando você ouve a frase “música de videogame”, há uma boa chance de que a música de abertura do Super Mario Bros original comece a tocar na sua cabeça. Excêntrica, saltitante e em um ritmo perfeito para mantê-lo avançando, a música combina perfeitamente com os efeitos sonoros feitos quando Mario pula no ar, quebra blocos e deforma tubos. Quando você sai da clandestinidade, o volume diminui e a música muda para uma batida minimalista que indica o perigo à frente. Avance no tempo com o “faça, faça, faça” da música, e você poderá sair vivo do outro lado.

Mesmo quando você falha, você não pode deixar de abrir um sorriso, com essas poucas notas pontuando sua derrota. Quando você inevitavelmente fica sem vidas e precisa começar do zero desde o início, o jogo o provoca ainda mais com uma reimaginação simples das notas de abertura da música-tema. Antes que você tenha a chance, no entanto, ele volta ao Mundo 1-1 e é a música mais memorável da história dos videogames.

2. Halo 2 (2004)

O Halo original nos apresentou a assinatura, a música tema do coral, e o terceiro jogo terminou com um número emocional de piano que ofereceu o que pensávamos ser o fechamento definitivo da história de Master Chief. Mas nenhum dos dois pode se comparar à fragmentação da guitarra elétrica de Halo 2.

No início do jogo, estamos familiarizados com os inimigos mortais dos Caçadores da Aliança, que normalmente causam medo em nossos corações no momento em que entram em cena. Mas com o solo de Steve Vai tocando em nossos ouvidos, tínhamos a confiança necessária para atacar com nossas armas em punho. Quando trocamos de perspectiva e assumimos o controle do árbitro, a música assume um tom de horror, salpicado de momentos trágicos e sombrios que nos lembram a missão impossível que ele deve completar.

Até o final polêmico e controverso do jogo foi tornado mais suportável pela trilha sonora. Enquanto o Master Chief pronuncia sua famosa frase “Senhor, terminando esta luta”, o número de Marty O’Donnell aumenta e a tela fica preta. Os fãs teriam que esperar três anos para descobrir como a guerra entre os humanos e a Aliança chegou ao fim, com a pontuação ecoando em seus ouvidos.

https://www.youtube.com/watch?v=RUUa112HA78

3. Rayman Legends (2013)

Além de jogos de ritmo, como Thumper e Guitar Hero Live, é raro ver um desenvolvedor trabalhar sua música diretamente na mecânica do jogo, mas foi exatamente isso que a Ubisoft Montpellier fez em Rayman Legends. Após vários palcos de plataformas tradicionais – cada um completo com suas próprias músicas alegres – cada mundo termina com uma sequência de plataformas extremamente rápida, configurada para uma música popular de rock ou pop.

Clássicos como Black Betty e Eye of the Tiger são recriados com o humor excêntrico de Rayman (o último é tocado inteiramente no kazoo) enquanto o herói sem membros corre em direção à linha de chegada, e seus saltos estão em perfeita sintonia com as músicas. Quedas de símbolos, por exemplo, soam sempre que Rayman está prestes a ser atingido por uma explosão de canhão, e tudo isso acontece no mundo do jogo, com inimigos se unindo para realizar um concerto enquanto tentam matar nosso herói.

https://www.youtube.com/watch?v=WtamPZzWmCg&feature=emb_title

4. Tony Hawk’s Pro Skater (1999)

O punk rock e o skate cresceram juntos, e o Pro Skater de Tony Hawk reflete isso, estabelecendo um tom otimista com os earworms pop, punk e ska que encontraram um novo público e uma popularidade que se estendeu além do jogo. Com músicas de bandas aclamadas como Suicide Machines, Dead Kennedys e Vandals, o jogo teve a trilha sonora perfeita para ouvir por horas, enquanto você tentava dominar seu “McTwist” ou reproduzir os 900 que viu Mr. Hawk completo na TV.

Uma música passou a representar a pegada cultural da franquia THPS mais do que qualquer outra: a faixa de ska com toque de chifre de Goldfinger, Superman, é tão incansavelmente otimista e cativante, que é praticamente impossível ficar chateado quando você a ouve. Todos os outros jogos da franquia apresentam trilhas sonoras fortes, mas sem Superman, todos parecem estar faltando alguma coisa.

CONTEÚDO RELACIONADO