A compra da Activision Blizzard pela Microsfot mostrou um aumento considerável na receita de seus jogos, mas as vendas dos consoles Xbox sofreram uma queda na mesma escala. Em um relatório recente de lucros, a Microsoft destacou um aumento na receita de jogos de US$1,8 bilhão, representando um crescimento de mais de 50% em relação ao ano anterior. Enquanto isso, a receita de conteúdo e serviços do Xbox especificamente cresceu em 62%. A empresa reconhece que isso foi graças a compra da Blizzard.
Veja também:
Nem mesmo o lançamento exclusivo do Starfield no ano passado conseguiu impulsionar as vendas de hardware. Essa situação mostra um padrão ao do ano anterior, quando a empresa relatou uma queda brusca de 30% na receita de hardware. Além disso, não houve menção aos números de assinantes do Game Pass no relatório.
Em março, o chefe da Microsoft Gaming, Phil Spencer, mostrou sua preocupação com a “falta de crescimento” dentro do setor, o que foi um dos principais motivos para as demissões em massa na empresa no início do ano. Agora os números confirmam essa falta de crescimento e um dos principais movimentos da Microsoft para bater de frente com isso é lançar jogos em plataformas concorrentes, como o PlayStation.
Com a compra da Blizzard, todos sentiram o impacto na receita operacional que aumentou 16% para a Microsoft como um todo. As despesas operacionais aumentaram US$ 1,3 bilhão (41%) devido ao crescimento da empresa. Com isso, US$ 68,7 bilhões foi marcando como a maior transação da história da indústria de games.