Publicidade
Saúde

Aumento do uso do cigarro eletrônico tem relação com aumento do vício entre os jovens

O texto da coluna ‘Assunto Nerd’ da vez destaca os perigos do popular ‘vape’
Gostou? Compartilhe!
Cigarro eletrônico
O popular 'vape' está cada vez mais comum entre os jovens.
Publicidade

Os chamados ‘vapes’ ou cigarros eletrônicos têm se popularizado entre os jovens, fato que merece receber atenção da sociedade, já que está atingindo, inclusive, pessoas que antes não fumavam. São inúmeros sabores e essências que chamam atenção e se baseiam na crença de que o cigarro eletrônico faz menos mal do que o convencional. Porém, antes de afirmar isso, deve-se considerar outros prejuízos causados pelo uso de ‘vapes’.

Pois, o consumo de cigarros eletrônicos, mesmo sendo menos tóxico do que o tabagismo, não significa necessariamente que sejam isentos de efeitos perigosos. Não há nenhum estudo que comprove que o cigarro eletrônico cessa o vício no tabagismo.

Os cigarros eletrônicos que contêm nicotina podem aliviar o desejo de fumar, mas não o hábito de fumar de cigarro convencional.

Continua depois da Publicidade
CONSULTÓRIO DECO: “Os Cigarros eletrónicos são seguros?” | Jornal  diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal
No mercado, já existem inúmeros modelos de cigarro eletrônico que simulam o vício clássico.

Além disso, componentes da fumaça do cigarro, incluindo a nicotina, estão associados à imunidade prejudicada, afetando as funções imunossupressora e imuno ativadora e ao risco elevado de infecções pulmonares e doenças autoimunes.

Estudos demonstraram que as células epiteliais alveolares do pulmão humano tipo II tratadas com o vapor do cigarro eletrônico tinham maior morte celular em comparação com as células expostas ao ar. A inalação de vapor de cigarro eletrônico resulta em aumento significativo nos marcadores inflamatórios.

Especialistas e até a indústria do tabaco concordam que cigarro eletrônico  faz mal à saúde - Fundação do Câncer
Ilustração do jornal ‘O Globo’ explicando o mecanismo por trás do aparelho.

Os líquidos de cigarro eletrônico comumente disponíveis contêm concentrações de nicotina que variam de 0 a 36 mg / mL onde 30 baforadas são necessárias para fornecer nicotina em uma quantidade equivalente à fornecida por um cigarro combustível. Em adolescentes, o uso promove a dependência à nicotina já que a maturação neurológica ainda não está completa.

Estudos comprovaram ainda, que a exposição aromatizante diminui significativa e rapidamente a resistência transepitelial em células epiteliais brônquicas humanas, sugerindo disfunção da barreira epitelial e uma resposta inflamatória prejudicada. Além de todos esses problemas, os tóxicos formados durante a vaporização incluem aldeídos, metais, compostos orgânicos voláteis e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.

A exposição a compostos orgânicos voláteis, encontrados nas emissões de milhares de produtos diferentes, pode provocar efeitos na saúde, incluindo irritação nos olhos e no trato respiratório, comprometimento neurológico e dano ao fígado. Fora isso, há também a questão do câncer e outros prejuízos à saúde que o cigarro eletrônico pode causar, não amenizando nem substituindo o cigarro convencional.

Sobre o Dr. Fabiano de Abreu

Nas profundezas da razão”- livro de Fabiano de Abreu – comportamento humano  e saúde mental – distribuição gratuita – Cultura 930

Além de colunista do Observatório de Games, Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências com formações também em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia.

Pós graduado em Programação Neurolinguística, Neuroplasticidade, Inteligência Artificial, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filosofia, Jornalismo e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito

Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da Mensa e Intertel, associação de pessoas de alto QI e especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.

Leia também:

Thomas Shelby é o mais famoso exemplo de inteligência DWRI; Saiba o que é

Como é o cérebro de uma pessoa com alto QI? Especialistas respondem

Inteligência humana pode ser influenciada por fatores genéticos e sociais?

Quais as diferenças entre o cérebro humano e o animal?

CONTEÚDO RELACIONADO