Publicidade

Bethesda acidentalmente deixa um .exe livre de Denuvo nos arquivos do Doom Eternal

Gostou? Compartilhe!
Doom Eternal Denuvo
Imagem: Bethesda
Publicidade

No lançador do Steam e da Bethesda, Doom Eternal foi lançado com o Denuvo DRM embutido para desencorajar a pirataria. Infelizmente para a Bethesda, o jogo tinha um .exe sem DRM deixado entre os arquivos da versão lançada em seu iniciador interno. Uma postagem no Reddit descobriu o arquivo em uma pasta chamada “original“, escrevendo “Hum, pessoal – acho que eu decifrei Doom Eternal [Sério]”.

Como isso é possível?

“Abra a pasta principal do jogo e você notará o denuvo DOOMEternalx64vk.exe de 369 MB”, escreveu BarryGettman no Reddit. “No entanto, em .. \ Doom Eternal \ original, você encontrará um arquivo .exe menor de 67 MB com o mesmo nome. Copie este arquivo .exe para a pasta principal e substitua o arquivo denuvo .exe.”

Outros usuários confirmaram que estava funcionando, e um tópico do fórum no Resetera tem uma captura de tela da pasta com o executável menor. A Bethesda atualizou a versão Bethesda.net do jogo para remover o .exe sem DRM, mas é tarde demais: o .exe desprotegido já entrou no circuito de pirataria. Embora não seja apenas para piratas – alguns jogadores temem que o código antipirataria de Denuvo diminua o desempenho dos jogos pelos quais pagaram.

Continua depois da Publicidade

Na verdade, não é a primeira vez que isso acontece com um jogo no iniciador da Bethesda – Rage 2 também foi lançado com um .exe sem DRM no ano passado. Algumas pessoas até imaginaram que esse incidente foi um Easter Egg por parte de Bethesda, uma maneira de trollar piratas carregando um executável que só funciona corretamente nas primeiras missões do jogo. Alguns jogadores sofreram falhas no terceiro nível com o .exe limpo, mas isso parece ser um problema de driver não relacionado.

CONTEÚDO RELACIONADO