O evento mais esperado pelos gamers brasileiros e de toda a América Latina finalmente chegou. A Brasil Game Show, a BGS 2023, teve início nesta quarta (11).
Veja também:
Em um dia voltado apenas para a imprensa, influencers e convidados, esta coluna já pode ter um belo gosto do que o evento promete. Vale lembrar que o mesmo acontece em São Paulo, no Expo Center Norte, até o domingo 15 de outubro.
A estrutura da feira está gigantesca como de costume e grandes marcas do mercado gamer se fazem presente. É claro que há a sentida ausência das empresas dos dois consoles mais vendidos no Brasil e no mundo: a Xbox e a Sony com seu Playstation. Porém, as demais companhias parecem aproveitar a oportunidade para tentar deixar sua marca na cabeça dos jogadores.
Há muitos stands de empresas de tecnologia afim de divulgar seus produtos e plataformas. Eles vão desde nomes como a Acer, a Logitech e a LG, com grandes espaçõs, até outros destaques como a fabricante de memory cards e SSDs Laxer, e a plataforma indiana de jogos Winzo.
O destaque, porém, sem dúvida, vai para o que mais interessa aos jogadores: simplesmente jogar. E nesse ano, a BGS traz diversas dessas experiências, incluindo jogos ainda não lançados. Tivemos a oportunidades de testar alguns deles no primeiro dia e destacamos o remaster de Prince of Persia: The Last Crown no stand da Nintendo, e as novas versões mobile dos multiplayers famosos da Ubisoft, Tom Clancy’s Rainbow Six e The Division (Resurgence). Os três games oferecerem uma gameplay muito fluida.
A Nintendo, inclusive, oferece brinde para quem jogar nove jogos específicos disponíveis no seu espaço. Depois de cada gameplay, você recebe um selo em uma cartela e pode trocá-la por um prêmio assim que completada. Recomendamos chegar cedo para jogar Super Mario Bros. Wonder, que ainda será lançado no próximo dia 20, pois a fila para este tende a ser grande; foi exatamente assim nesta quarta-feira (11) mesmo sem o público geral.
O Stand da Team Liquid é outro destaque, com belo design (como sempre nesses eventos) e transmissão de jogos de Rainbow Six. Nesta quarta-feira, Zigueira e Razah duelaram, cada um comandando um time com outros integrantes vindos do públicos, e o primeiro venceu. Aproveitamos ainda para jogar um pouco do recente Baldur’s Gate III, da BioWare, por lá.
Fica apenas um destaque negativo, ou melhor, uma sugestão para a organização: não há espaço 100% seguro para a imprensa deixar seus objetos, para não precisar ficar circulando com os mesmos. Perguntamos se poderiam ser deixados na sala de imprensa, e funcionários do evento disseram que não há como se responsabilizarem. É necessário, então, se possível, deixar no Guarda-Volumes.
A programação completa da BGS pode ser conferida no site da feira. O abertura para o público geral acontece nesta quinta-feira (12). Estaremos novamente por lá para checar outras experiências, como o stand voltado para jogos nacionais.