Darkness Falls
Imagem: Rafael Pillan

Com grande influência de Resident Evil, primeiro jogo a popularizar o survivor horror, o game brasileiro Darkness Falls se destacou recentemente por ficar entre os 25 melhores no ranking global de popularidade do itch.io, principal site dedicado a criadores digitais independentes. A plataforma foi lançada em março de 2013 por Leaf Corcoran e o serviço possui quase 250 mil games e itens. 

Darkness Falls é a primeira criação da carreira do desenvolvedor de jogos Gabriel Pilan, de apenas 21 anos. Produzido inteiramente por ele, o game gratuito demorou quase quatro anos para ser desenvolvido. Todos os seus aspectos visuais foram criados e modelados pelo artista ao longo de seu desenvolvimento, sem a utilização de assets prontos.

As animações também foram produzidas da maneira clássica (manual), sem a ajuda de captura de movimentos. Para isso, Gabriel utilizou o Unreal Engine 4, com programação feita 100% em Blueprints. O game também conta com diversos materiais inteligentes que alteram as texturas em tempo de execução, como por exemplo a pele do personagem ficando seca ou molhada de acordo com o local que ele estiver.

Gabriel Pilan

“Eu sempre gostei do universo de terror e ação, então essa foi a minha principal inspiração. A experiência mais real de terror é realmente sentir na pele e é isso que o jogo proporciona”, conta. Gabriel tinha apenas 15 anos quando começou a trabalhar com 3D pelo curso de Jogos Digitais da Digimage. Com 20 anos, ele também se formou em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba.

O game, que entrou no ranking mundial uma semana após seu lançamento, foi desenvolvido como FPS (first-person shooter em inglês), ou seja, quem joga se enxerga a partir do ponto de vista do protagonista, como se o jogador e personagem fossem o mesmo observador. O personagem de Darkness Falls, que acaba de acordar de um blackout, precisa desvendar os mistérios da trama para conseguir sobreviver.

Agora, Gabriel pretende seguir sua carreira como desenvolvedor de jogos, com foco em produção 3D. Com um novo lançamento já em produção, ele tem o objetivo de explorar o mercado de trabalho nacional e internacional a partir de seus projetos.

Leia também: