Em uma publicação feita no final de Julho, o portal TechSpot vai mais a fundo em uma descoberta feita na Universidade da República do Uruguai. Depois de uma série de pesquisas, eles conseguiram demonstrar que é bastante possível espionar o que é exibido na tela do seu monitor interceptando a radiação eletromagnética dos cabos de vídeo com uma enorme precisão graças a IA. Ficou confuso? Em outras palavras: os hackers podem ver o que você está vendo através do HDMI.
Veja também:
Mesmo que os protocolos HDMI sejam bem mais complexos que os sinais analógicos mais antigos, por exemplo, os mesmos ainda filtram essa radiação eletromagnética durante a transmissão de imagem entre o computador e o monitor, portante, os pesquisadores treinaram uma IA em amostras de sinais HDMI nativa e com isso, conseguiram decodificar vazamentos em capturas de tela.
Essa nova técnica permitiu não só reconstruir textos de sinais HDMI roubados com 70% de precisão, o que é suficiente para o ser humano decifrar, mas também melhorar a taxa de erro de qualquer método anterior em até 60% de eficácia. Infelizmente, essa descoberta pode ser usada para fins maléficos, como os hackers que buscam informações sigilosas.
Os investigadores asseguram que os alvos desses ataques seriam agências governamentais, ambientes industriais sensíveis e outros tipos de organizações, mesmo assim, os mesmos esperam que tenham uma proteção indicada nas suas intalações. Felizmente, hoje em dia temos novos tipos de entradas como a DisplayPort que é consideralvemente mais rápida que a HDMI e, como podemos ver, mais segura.