Publicidade
Emulação

Chefe do Xbox defende emulação legal de consoles

Phil Spencer diz que qualquer pessoa deveria poder comprar qualquer jogo
Gostou? Compartilhe!
phil-spencer-xbox-studios
Phil Spencer (Foto: Reprodução/Central Xbox)
Publicidade

O Chefe do Xbox Phil Spencer declarou nesta última semana que vê com bons olhos a emulação oficial de jogos de consoles. Em entrevista à Axios, o empresário disse que acha que qualquer pessoa deveria poder comprar qualquer jogo.

Segundo Spencer, a indústria de games deve se atentar melhor a todas as pessoas interessadas em experimentar os seus produtos. Uma adaptação dos aparelhos e dos jogos a qualquer dispositivo, desde os mais simples, é algo muito importante para o futuro do mercado.

“Minha esperança (e acho que devo apresentá-la dessa forma a partir de agora) é que, como uma indústria, possamos trabalhar com emulação legal, que permitisse que o hardware moderno rodasse qualquer (dentro do possível) executável mais antigo, permitindo que alguém jogasse qualquer jogo,” disse o Chefe do Xbox.

Continua depois da Publicidade

“Acho que, no final, se dissermos: ‘Ei, qualquer um deve poder comprar qualquer jogo ou possuir qualquer jogo e continuar a jogar’, isso parece ser um norte para nós como indústria”, completou.

Atualmente, as três maiores empresas que possuem consoles no mercado já desenvolvem algumas alternativas de adaptabilidade, mesmo que, é claro, longe ainda da emulação citada por Spencer. A própria Microsoft tem seu programa de compatibilidade com projetos de versões anteriores em consoles Xbox modernos. Ele é, inclusive, o único até o momento com suporte a múltiplas gerações de compatibilidade física retroativa.

Enquanto isso, a Sony também possui a retrocompatibilidade de PS4 no PS5, além de  alguns jogos de sistemas mais antigos disponíveis através do serviço de streaming PS Now. O Nintendo Switch Online, por sua vez, dá acesso a games de NES, SNES, N64 e Sega Genesis no mais recente console da empresa do Mário, apesar de não haver como ainda comprar esses títulos de forma permanente.

Hoje já há maneiras de baixar simuladores de alguns consoles no computador e no celular, mas todas ainda são de modo irregular. A intenção de Phil Spencer é tornar isso legal em algum momento.

CONTEÚDO RELACIONADO