copa matematica
Imagem: Divulgação.

Estudantes de todo o país, do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio das redes pública e privada de ensino, poderão participar da 6ª Copa Brasil de Matemática Mangahigh entre os dias 4 e 8 de maio. A iniciativa, aberta e gratuita, é o torneio online de matemática mais tradicional do país, reunindo anualmente mais de 200 escolas de todo o Brasil.

Nessa fase de isolamento social, é normal que crianças e jovens tenham dificuldade de se sentirem motivados e incentivá-los com ferramentas tecnológicas, interessantes e lúdicas, usando o recurso da gamificação pode manter o aprendizado ativo e efetivo. Além disso, o torneio é uma oportunidade de unificar toda a escola em prol de um mesmo objetivo, desenvolvendo competências socioemocionais como espírito de colaboração, autonomia e comprometimento.  

A competição envolverá desafios matemáticos alinhados à BNCC por meio de quizzes e games, e premiará os alunos e escolas que alcançarem as melhores pontuações. As inscrições deverão ser feitas pelas escolas até o dia 3 de maio, por meio do link.  

Até o início da competição, a Mangahigh também oferecerá webinars (conferências online) gratuitos para que os usuários possam se familiarizar com a ferramenta, e terão contato com conceitos de Ensino Híbrido e noções de uso da plataforma. 

Os resultados finais da 6ª Copa Brasil de Matemática serão conhecidos no dia 26 de maio. Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial.

Plataforma segue aberta

Desde o último mês de março, por conta da pandemia do novo Coronavírus, e consequente fechamento de instituições de ensino, a Mangahigh mantém sua plataforma aberta para utilização gratuita para qualquer estudante e educador, nos mais de 50 países onde atua, incluindo o Brasil.

A iniciativa será mantida durante toda preparação para a Copa Brasil de Matemática, e é uma boa dica para quem quer estudar e aprender mais da disciplina, de uma maneira descomplicada, descontraída, mas ao mesmo tempo, alinhada ao currículo escolar e com recursos pedagógicos eficientes.

Sobre a Mangahigh

 No Brasil desde 2012, a plataforma educacional britânica Mangahign é pioneira na criação de conteúdos didáticos de matemática e raciocínio lógico por meio de games para crianças e adolescentes. Hoje, a instituição oferece conteúdos alinhados aos currículos nacionais de países da América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania.

A marca alia a pedagogia e o aprendizado personalizado com o lúdico, promovendo um maior engajamento dos estudantes e o aprendizado significativo. Os estudantes que utilizam a plataforma aprendem a matemática de acordo com as competências exigidas pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular.