Publicidade

The Witcher | Saiba as diferenças entre a série e os games

Gostou? Compartilhe!
The Witcher
Confira quais são semelhanças e diferença entre o bruxo da Netflix e o dos games? Montagem: Divulgação.
Publicidade

The Witcher é baseado na série de fantasia de mesmo nome do autor polonês Andrzej Sapkowski, mas a maioria dos fãs no ocidente, inclusive no Brasil, conheceu Geralt of Rivia de uma maneira diferente: jogando videogame. A trilogia Witcher da desenvolvedora CD Projekt Red, é uma das séries de RPG mais populares de todos os tempos, especialmente a final, The Witcher 3: Wild Hunt, que ganhou vários prêmios de Jogo do Ano.

Mas a nova série da Netflix não se baseia nos jogos, que Sapkowski chama de “adaptação gratuita… escrita por outros autores”. Como os próprios jogos, ele se baseia diretamente nos livros. Além disso, embora Sapkowski tenha pouco a ver com a recriação digital do continente da CD Projekt Red, o autor é um consultor criativo do programa e trabalhou diretamente com a showrunner Lauren Schmidt Hissrich para trazer The Witcher ao canal de streaming.

Contudo, não se preocupe, pois Geralt ainda é Geralt, e se você gosta dos jogos da saga Witcher, também irá gostar muito da série da Netflix. Isto se já não conferiu. Ainda assim, se você se apaixonou por Ciri, Yennefer, Triss e todo o restante de personagens no seu Xbox, PlayStation, PC ou Nintendo Switch, há algumas surpresas pela frente. Aqui estão algumas das diferenças entre os jogos de The Witcher e o programa de streaming (com spoilers – tenha cuidado) para que você possa ir preparado.

Continua depois da Publicidade

Lembrando de antemão que o válido sempre serão os livros e não os jogos. Portanto, antes de dizer que está tudo errado, lembre-se disso, pois os games também foram adaptados dos contos e romances e o criador como todos sabem, odeia os jogos.

A mudança de nome

Um dos melhores personagens dos jogos da CD Projekt Red e dos romances originais de Sapkowski é o bardo elegante e mulherengo Dandelion, que de alguma maneira consegue permanecer um dos amigos mais próximos de Geralt, apesar de sua propensão a ter problemas. Bem, ele também é fantástico no programa da Netflix, embora ele tenha um nome diferente.

Crédito: Netflix

Em vez de Dandelion, na série o personagem se chama Jaskier. Parece uma mudança estranha, mas faz muito sentido quando você sabe o motivo. Jaskier é na verdade o nome de Dandelion em polonês, o idioma dos romances originais, e se traduz como Buttercup (Docinho).

Nos jogos, o nome Dandelion se encaixa muito bem – o bardo é um dândi, então o trocadilho funciona – mas sua personalidade extravagante foi atenuada para o show. Mesmo assim, Jaskier ainda é um patife, e o ator Joey Batey rouba quase todas as cenas, mas ele não é tão extravagante quanto o Dandelion dos jogos.

Além disso, o programa da Netflix tem um tom muito mais sério e fundamentado. Um nome bobo como Dandelion se destacaria como um ‘polegar dolorido’ na língua inglesa.

Trazendo um pouco de diversidade ao mundo de The Witcher

Ciri, Triss e Yennfer. Crédito: CD Projekt Red

Os jogos Witcher são muito, muito ‘brancos’. Isso faz sentido, já que Sapkowski assim como a CD Projekt Red estão sediados na Polônia, onde mais de 97% da população é branca. Quando você está lá, simplesmente não se vê muitas pessoas de outras etnias.

Mas o continente é um lugar inventado. É fantasia. Você não precisa se ater à demografia da vida real, e a Netflix também pensou nisso. No show, Yennefer é interpretada por Anya Chalhotra, uma atriz britânica de ascendência indiana. Anna Shaffer interpreta Triss Merigold, que tradicionalmente tinha pele pálida e cabelos ruivos. Fringilla é interpretada por Mimi Ndiweni, que é negra.

Um novo personagem chamado Dara, interpretado por Wilson Radjou-Pujalte, também tem pele escura. O elenco de apoio e os atores de fundo são igualmente diversos. Em todos os lugares que você olha, há diversidade.

Os personagens de The Witcher ainda agem como os personagens que você conhece e ama dos games. Eles apenas parecem um pouco diferentes. Como explicou Lauren Schmidt Hissrich, ela queria escalar os melhores atores para as partes, independentemente da raça.

Não apenas isso, mas Hissrich afirma que Sapkowski disse que um elenco mais diversificado honra suas próprias intenções ao escrever o romance. Se você quer uma fonte definitiva, não pode ficar muito melhor do que ter o aval do próprio criador. Portanto, sem reclamações!

Ser ou não ser… Geralt de Rivia

Para muitos fãs, Doug Cockle é Geralt de Rivia. O ator, que já apareceu nas produções de Steven Spielberg e no drama da Segunda Guerra Mundial de Tom Hanks, Band of Brothers, até no game Blair Witch de 2019, joga The Witcher há uma dúzia de anos.

Ele dublou Geralt em todos os três jogos da CD Projekt Red, assim como no spin-off baseado no jogo de cartas Gwent e em participações especiais em Soulcalibur VI e Monster Hunter: World. Abra um dos livros de Sapkowski e comece a ler. É a voz de Cockle que você ouvirá com certeza.

Doug Cockle

A estrela de The Witcher, Henry Cavill, está na mesma vibe. Ele também é um grande fã dos games e adora o desempenho de Cockle. No entanto, embora existam muitas semelhanças entre a voz de Cavill e a de Cockle, elas não são idênticas. Por um lado, Cavill é britânico, e ele no programa fala com seu sotaque natural. Seu tom também é mais profundo que o de Cockle, que Cavill descreve como “mais dentro do alcance dos sussurros”.

Ainda assim, Cavill pegou emprestado o estilo “grave” de Cockle, que ele misturou com sua própria voz para criar algo novo. O Geralt de Cavill não parece o mesmo do jogo, mas ainda parece certo. Isso é o que realmente importa.

Espada de Prata, para que?

Crédito: CD Projekt Red

Nos jogos, Geralt carrega duas espadas: a de aço para lutas regulares e a de prata para combater monstros. No show, isso não mudou, mas você não verá Geralt com duas espadas presas às costas com muita frequência. Na maioria das vezes, Cavill carrega apenas uma espada de cada vez.

Caso isso tenha te irritado, saiba que essa é uma nota que vem diretamente dos livros, nos quais Geralt tende a deixar sua espada de prata em seu cavalo, Roach, a menos que seja uma ocasião muito especial. Também é uma preocupação prática, de acordo com o armeiro da The Witcher, Nick Jeffries.

A prata é um material macio e frágil, e não faria muito bem durante a batalha, Jeffries disse em entrevista a Polygon. Também é cara, e atrairia bandidos. Geralt já tem problemas suficientes e não precisa de mais.

Crédito: Netflix

De fato, todas as armas e figurinos do programa são mais fundamentados do que a dos games. O que funciona no mundo digital nem sempre funciona em ação ao vivo. Quando o figurinista Tim Aslam foi instruído a não se inspirar no game, ele respondeu: “Isso não vai acontecer porque, na verdade, parece um pouco cafona.” Diferente das roupas vistas nos jogos, as roupas de The Witcher são fundamentadas e práticas. Eles podem não ser tão visualmente memoráveis, mas se sustentam muito melhor em uma luta.

Game vs Série

The Witcher tem muita história por trás e, ao contrário dos jogos, tem que atrair um público que nem sempre está disposto a comprar uma série de fantasia. “Você não quer alienar pessoas que nunca ouviram falar de The Witcher“, disse Hissrich a Looper. “Ao tentar explicar o que era um Witcher e todos esses novos nomes e todos esses novos lugares e coisas que parecem desconhecidas… eu queria ter certeza de que estava dando em pequenas doses.”

Assim, alguns dos personagens que você conhece dos jogos foram combinados ou receberam novos papéis. Por exemplo, o mago Mousesack – ou Ermion, como o jogo o chama – pode ser encontrado em The Witcher 3, que ocorre após os eventos da série de TV e dos livros. Ele não desempenhará um papel semelhante no programa, já que ele foi assassinado no meio da primeira temporada.

Mousesack. Crédito: Netflix

Por outro lado, Renfri, a princesa amaldiçoada no primeiro episódio de The Witcher, é mencionada apenas na passagem da trilogia da CD Projekt Red, mas sua história parece familiar para quem já jogou o primeiro jogo: Deidre, a estrela do pacote de expansão Price of Neutrality, é inspirada nela. Você vai se deparar com esse tipo de coisa – personagens ou personalidades familiares, mas remisturados de uma maneira que os faça sentir frescos ou novos.

O Mapa do Continente

Andrzej Sapkowski não é J.R.R. Tolkien. Isto é um fato, assim como The Witcher não é o novo Game of Thrones, o que acaba sendo um insulto aos fãs dos livros e games quando acabando lendo títulos como “The Witcher o novo Game of Thrones da Netflix”.

Voltando ao ponto, enquanto o homem que criou a Terra-média disse: “Comecei sabiamente com um mapa“, Sapkowski nunca se preocupou em criar um guia canônico para o continente. Isso não impediu os fãs – e os editores de Sapkowski – de tentar criar seus próprios, que autor alegou serem mais precisos, mas que ele nunca endossou oficialmente.

Imagem: Divulgação

Como tal, qualquer pessoa que trabalhe com The Witcher precisa vasculhar o texto em busca de pistas e planejar os locais do continente por conta própria. Como você pode imaginar, os produtos finais tendem a diferir. O mapa produzido para os jogos funciona muito bem, mas contém algumas imprecisões quando comparado aos livros. O mapa feito para o programa da Netflix, por outro lado, parece um mashup do mapa do jogo e o divulgado no site polonês dos livros.

Quando você olha para o norte, especialmente perto da cidade natal de Ciri, Cintra, os dois mapas combinam muito bem. Mais ao sul, eles começam a divergir. No mapa do jogo, os reinos ao redor de Nilfgaard se curvam para dentro. No programa, eles se projetam para fora, formando uma costa mais irregular. A região nilfgaardiana de Mag Turga fica mais ao norte, no programa. As províncias de Gemmera e Etoloa são trocadas. Isso faz diferença quando você está assistindo? De modo nenhum.

Triss Merigold

Crédito: CD Projekt Red

Triss Merigold é uma das primeiras pessoas que você encontra em The Witcher, da CD Projekt Red, e está nos dois primeiros jogos como o principal interesse amoroso de Geralt. Em The Witcher 3, quando o amor de Geralt, Yennefer, finalmente aparece, o jogo abraça um triângulo amoroso legítimo. Os jogadores têm que escolher com qual das duas feiticeiras eles querem que Geralt tenha um romance. Ambas são personagens fortes. Só não tente fazer isso duas vezes no final, porque você vai se arrepender.

Caso você escolha Triss, – aqui vai spoiler do game – temos más notícias: enquanto Yennefer é uma personagem importante do programa, Triss é apenas uma parte, e ela e Geralt não têm muitas química. É claro que eles funcionam muito bem juntos e quando Triss ajuda Geralt a lidar com a striga (outra grande mudança no folclore de Witcher), mas no que diz respeito à série da Netflix, Yennefer é o único amor de Geralt. Romanticamente, Triss nem é uma reflexão tardia.

É uma pena perder todo esse drama, mas honestamente, o Witcher está ocupado o suficiente. Um triângulo amoroso é uma boa maneira de terminar um jogo de 90 horas, mas o programa tem apenas oito episódios. Há coisas mais importantes para gastar esse tempo durante a série.

O Último Desejo

Se você conhece apenas o romance de Geralt e Yennefer em The Witcher 3: Wild Hunt, provavelmente acha que um Gênio os fez se apaixonar. Afinal, esse é o principal objetivo da quest “The Last Wish”, que serve como uma sequência do conto de Sapkowski com o mesmo nome. Na missão, Geralt e Yennefer caçam um Djinn (Gênio) para desfazer o desejo que unia os dois. Quando tiver sucesso, você pode continuar namorando Yennefer ou largá-la. A decisão é sua.

O jogo implica que a magia fez Geralt e Yennefer se juntarem. No programa, é muito mais complicado. O episódio cinco, “Bottled Appetites“, mostra o primeiro encontro de Geralt e Yennefer, e, embora caracterize Geralt salvando no final a vida de Yennefer, o desejo em si é ambíguo. Como nos livros, você não ouve exatamente o que Geralt desejava.

Bottled Appetites Crédito: Netflix

Além disso, é bastante claro no programa que Geralt tem sentimentos por Yennefer. O elfo Chireadan diz o mesmo, e o desempenho de Henry Cavill praticamente o confirma. De fato, a atração mútua de Geralt e Yennefer é importante para o enredo.

Geralt arrisca sua vida por Yennefer porque ele gosta dela, e o diálogo sedutor de Yennefer sugere que ela se sente da mesma maneira. O gênio pode selar o acordo, mas as faíscas já estão voando.

Falando em semelhanças

Por fim, é seguro dizer que muitas semelhanças entre ambos os universos estão presos por um fio de cabelo. E é justamente por fios de cabelo que a atriz brasileira Vera Holtz está ajudando a estender hype do bruxo. Vera aproveitou a sua assumida cabeleira branca para associar sua imagem a do personagem, estimando que os assinantes do serviço de streaming estejam gostando de sua “atuação em The Witcher.” Confira abaixo:

A brincadeira rendeu dezenas de memes, que até agora não param de se multiplicar. De gente pedindo crossover de Mãe Lucinda como mãe de Geralt a Vera Holtz de Raiden (Mortal Kombat), os internautas estão indo fundo na zoeira.

Confira outros memes aqui.

Mais notícias sobre o bruxo:
Achou The Witcher confuso? Entenda a linha temporal da série!;
Escritor de The Witcher e CD Projekt Red renovam parceria;
Vídeo de bastidores mostra detalhes do universo de The Witcher;
Daemon X Machina ganha DLC The Witcher 3;
Xbox Game Pass receberá The Witcher 3 e todos os Yakuza;

CONTEÚDO RELACIONADO