O BIG Festival 2019 teve na noite dessa sexta-feira (28) seu aguardado momento de premiações. A competição contou com 22 países diferentes, onde 54 jogos se encaixaram em 18 categorias de premiação, além de duas competições paralelas.
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O game Space Routine (Menic Games, Argentina) levou o Humble BIG New Talent Award. Já os brasileiros da Pink Array, levaram o Nordic Game Discovery Contest pelo jogo Grashers, e estão automaticamente selecionados para participar da rodada classificatória do NG20, em maio de 2020, na Suécia.
Veja a lista completa de ganhadores:
Melhor jogo – GRIS
(Nomada Studio), Espanha.
Justificativa do júri: “Completo em todos os aspectos, este jogo proporciona uma experiência emocional singular”.
Melhor Jogo Brasileiro
Adore (Cadabra Games)
Justificativa do júri: “Contando com uma direção de arte interessante e jogabilidade fluida, o jogo representa bem o crescimento do cenário de desenvolvimento de games brasileiros”.
Melhor Jogo da América Latina
Quantum League (NGD Studios), Argentina
Justificativa do júri: “Com produção criativa e muito bem executada, o game promove uma releitura interessante do gênero FPS”.
Melhor arte – Gris
(Nomada Studios), Espanha
Justificativa do júri: “O jogo é, em si mesmo, uma obra de arte”.
Melhor Narrativa – Forgotton Anne (ThroughLine Games), Dinamarca
Justificativa do júri: “Com um mundo imersivo e um voice acting emocionante, o game trabalha de maneira completa os aspectos narrativos de um jogo”.
Melhor Gameplay – JUMPGRID
(Ian MacLarty), Austrália
Justificativa do júri: “Ele é super divertido, fácil de aprender, com uma curva de dificuldade progressiva, que torna o jogo tão desafiador quanto viciante”.
Melhor Som – Unheard
(NEXT Studios), China
Justificativa do júri: “Tem sólido conceito de criação, utilizando os elementos sonoros como parte essencial das mecânicas do jogo.”
Inovação – Pixel Ripped 1989
(ARVORE Immersive Experiences), Brasil
Justificativa do júri: “Interessante proposta de metagame, que aproveita ao máximo as potencialidades espaciais e mecânicas da realidade virtual”.
BIG Impact: Educacional – Cidade em jogo
(Fundação Brava e Flux Games), do Brasil
Justificativa do júri: “Proposta bastante relevante para a educação política. Destaca-se ao exigir do jogador competências como reflexão sobre os desafios e priorização de tarefas”.
Big Impact: Questões Sociais – Marie’s Room
(like Charlie), da Bélgica
Justificativa do júri: “Uma narrativa muito bem construída, aliada ao impressionante voice acting, garantem a este jogo um potencial de impactar e discutir questões relevantes a partir de uma perspectiva feminina e atual”.
Big Impact : Melhor game de Diversidade – Huni Kuin: Yube Baitana
(Bobware/Beya Xinã Bena), Brasil
Justificativa do júri: “Destaca-se ao promover o povo Kaxinawá, trazendo elementos de sua cultura para a construção do jogo. Visibilidade fundamental no cenário contemporâneo”.
Melhor Jogo de Estudante – Burning Daylight
(The Animation Workshop), Dinamarca
Justificativa do júri: “Com uma atmosfera imersiva aliada com incrível direção de arte e narrativa, este jogo revela que a criatividade e a vitalidade dos games de estudantes estão atingindo um patamar cada vez maior”.
Melhor jogo Mobile – Starlit On Wheels
(Rockhead Studios), Brasil
Justificativa do júri: “Bem desenvolvido e otimizado para plataformas mobile, o game se destaca pelas personagens carismáticas e excelente sistema de customização”.
Melhor Multiplayer – Spitlings
(Massive Miniteam GmbH), Alemanha
Justificativa do júri: “Com uma produção cuidadosamente executada, o jogo garante uma divertida experiência couch fun com os amigos”.
Melhor jogo infantil It’s Paper Guy!
(The Paper Team), França
Justificativa do júri: “Divertido e cheio de personalidade, o jogo cativa crianças de todas as idades”.
- Melhor Jogo XR/ VR
Melhor jogo de XR/VR – Moss
(POLYARC GAMES), Estados Unidos
Justificativa do júri: “Com personagens carismáticos, gráficos surpreendentes e desafios interessantes, Moss expande os conceitos de desenvolvimento para realidade virtual”.
- BIG Brands
BIG Brands – Authentic Game Oficial
(Little Giants Studio), do Brasil
Justificativa do júri: “Agrega grande valor ao cliente por meio de um jogo divertido, completo e cativante”.