Publicidade
Dos games ao caos

Conheça a trajetória do Flow Podcast

Flow Podcast foi criado por dois influencers que vieram dos games e enfrenta agora um momento crítico.
Gostou? Compartilhe!
Monark e Igor (camiseta preta) do Flow Podcast Foto: Leandro Fonseca data: 31/03/2021
Publicidade

No dia 7 de fevereiro de 2022, uma declaração do apresentador Bruno “Monark” incendiou as redes sociais e causou consequências graves ao podcast “Flow Podcast”. O episódio teve participação dos deputados federais Kim Kataguiri (PODE-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP), onde o apresentador Bruno “Monark” defendeu a existência de um Partido Nazista legalizado no Brasil em defesa de um pensamento que chamou de “Total Liberdade de Expressão”.

Veja também:

    A história de dois dos três sócios do Flow Podcast, Bruno Aiub (Monark) e Igor Coelho (Igor 3K), começou nos canais de jogos. O próprio Monark indicou ser um dos primeiros a ter feito o streaming de gameplays de Minecraft e em 2012, era um dos mais canais em views do Youtube, ficando atrás de franquias como “Galinha Pintadinha”. Igor 3K em 2014 também investia na carreira de criador de conteúdos com gameplays de títulos famosos como Grand Theft Auto – GTA.

    Como começou o podcast Flow?

    Da onde saiu o nome do podcast Flow?

    Continua depois da Publicidade
    Posted by The Noite com Danilo Gentili on Wednesday, September 23, 2020
    A origem da ideia e do programa Flow Podcast

    Virando o jogo

    Depois de experiências de negócios e investimentos de ambos sem êxito, foi em 2016 que Bruno e Igor se conheceram e deram início a um novo empreendimento, agora as streams não trariam mais diretamente os games, mas as opiniões de influenciadores das mais diversas áreas, em um cenário e roteiro que simulasse a descontração de um bar.

    Depois de mais de 544 programas de podcast entrevistando as personalidades das mais variadas áreas da música, humor, audiovisual, e tantos outras, foi, no entanto, em debates ideológicos que as coisas começaram a dar sinais que fugiriam do controle.

    Perdendo o controle

    Muitos apontam o convite em junho de 2020 aos membros do canal Xbox Mil Grau logo após sofrerem acusações de racismo tweets e alguns diálogos em seus podcasts como um forte sinal disso. O convite do Flow para sua participação no programa causou controversas. Em entrevista ao programa The Noite, do Danilo Gentili, eles alegaram que polêmicas não seriam critérios para convite de convidados.

    Equipe do Flow convida a Xbox Mil Grau após denúncias de conteúdo racista
    “O que pessoas pretas estão fazendo hoje” e o “o que pessoas brancas estão fazendo hoje” em
    Tweet que iniciou a polêmica com Xbox Mil Grau

    Muitos tweets trazem esse aviso de Rogério Skylab sobre a responsabilidade do que é dito no programa.

    O humorista Antonio Tabet debateu sobre agressões e crimes motivadas por discursos de ódio.

    Antonio Tabet: A polêmica começou quando o humorista indicou a influência causada pelos discursos de ódio e a sua relação com as mortes de pessoas gays ou pretas e que isso deveria ser sim cerceado pela lei e individualmente, Monark rebateu que “não gostava dessa ideia.”

    Tweet do apresentador causou polêmica acarretando o fim da parceria com o aplicativo IFOOD.

    O fim da parceria comercial com IFOOD teve ainda mais um desdobramento bizarro, o aplicativo sofreu um ataque e teve o nome de vários restaurantes alterados com mensagens de apoio ao presidente Jair Bolsonaro e contra suas oposições. Igor veio a público se manifestar sobre tal ataque logo após a retirada do patrocínio.

    Igor respondeu sobre possíveis implicações no ataque ao iFood.

    Entre as alterações aos nomes de restaurantes no aplicativo, identificadas por usuários do iFood, estavam frases como “Bolsonaro 2022”, “Lula Ladrão”, “Marielle Franco Peneira” e “Vacina Mata”. O iFood informou que “o incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento.”

    Caos atual

    O ápice da polêmica aconteceu no programa no dia 07 de fevereiro de 2022, onde Monark mais uma vez trouxe o argumento da Livre Expressão mas a utilizou para defender um posicionamento antissemita durante o programa #545 tendo como convidados os deputados federais Kim Kataguiri (PODE-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP).

    Trecho do episódio que culminou na saída de Monark do Estúdios Flow

    Nota oficial do Estúdios Flow informando o afastamento de Monark após o episódio sobre o Partido Nazista e a comunidade Judaica.

    Uma live foi realizada e o alinhamento feito pelo Igor 3K é a saída de Monark da sociedade com a compra dos 50% que lhe pertenciam. A Procuradoria-Geral da República divulgou que vai investigar as declarações do podcaster Monark e do deputado Kim Kataguiri (Podemos-SP) durante a entrevista.

    Jornal Nacional, da Rede Globo noticiou sobre a abertura das investigação pela PGR.
    Monark alegou estar alcoolizado durante tais alegações antissemitas e se desculpou em suas redes sociais “Fui burro.”

    CONTEÚDO RELACIONADO