Publicidade
Crítica

Crítica: Free Guy é o filme perfeito para os fãs de games

Free Guy já está nos cinemas!
Gostou? Compartilhe!
Free Guy
Ryan Reynolds é o protagonista do filme Free Guy. (Imagem: Reprodução).
Publicidade

Free Guy é o mais novo filme com Ryan Reynolds (Deadpool) e criado por Shawn Levy (Stranger Things). A obra estreou no último dia 19 de agosto nos cinemas brasileiros. Divertido e muito bem escrito, o longa-metragem traz uma experiência única para os fãs de games, com muitas referências.

Veja também:

    A maior parte da história se passa dentro de um jogo imersivo chamado ‘Free City’. Nesse game, os jogadores têm possibilidades infinitas de como subir de nível, desde assaltando bancos, provocando explosões, voando e derrubando prédios, e por assim vai. Porém, o destaque da trama é justamente para alguém que busca o contrário.

    Guy é um NPC, “Non-Playable Character”, em português “personagem não jogável”. Interpretado por Reynolds, ele vive sua vida como empregado de um banco dentro da cidade fictícia e faz todo dia a mesma coisa, ainda que essa rotina já seja pouco usual, como lidar com roubos, mortes e coisas inexplicáveis. Tudo muda, porém, quando ele se torna uma das “pessoas de óculos”, que até então seria algo apenas para jogadores, e começa a jogar o jogo sendo o mocinho: ao ajudar as pessoas, impedir bandidos, entre outros.

    Continua depois da Publicidade

    Revelações ainda maiores acontecem no filme, mas vou deixar o caro leitor descobri-las por si só. O que posso dizer é que ainda há um grande drama envolvendo a empresa que produz o jogo, os criadores do código original de Free City e a relação deles com o que acontece no game.

    Toda essa história é muito bem contada por Shawn Levy, rica em detalhes e completa de referências. O diretor se baseou em jogos como ‘Anno’, franquia de estratégias que simula o desenvolvimento de civilizações a partir de escolhas sociais e econômicas; GTA Online, Shadow of The Colossus, Fortnite, Red Dead Redemption 2, Sim City e até a clássica série de games Portal.

    Os efeitos da produção são incríveis e realmente exploram o mundo sem limites que Levy já declarou ter sido sua intenção. O filme ainda traz referências de Cultura Pop fora do mundo dos jogos, como os Vingadores, em meio a diálogos bem humorados. As atuações também são excelentes, com destaque para Jodie Comer, atriz conhecida por ‘Killing Eve’, e Joe Kerry de ‘Stranger Things’.

    Não percam ‘Free Guy’ nos cinemas, mas não se esqueçam de tomar todos os cuidados de segurança e saúde ao ir assistir. Confira o trailer do filme abaixo:

    CONTEÚDO RELACIONADO