Um protótipo de Sonic 3, lançado para Mega Drive em 1994, que conta com elementos excluídos da versão final foi descoberta. A raridade foi encontrada pelas comunidades de preservação de videogames Hidden Place e The Cutting Room Floor.
Veja também:
Trata-se de uma versão beta de Sonic 3, que foi enviada seletamente para a imprensa gamer da época para se fazer alguns previews. Contudo, assim que o game oficial saiu, as fases abortadas foram desconsideradas pelos profissionais da comunicação. Dentre essas exclusões, estão as chamadas Flying Battery Zone e Lava Reef.
Também presentes na ROM estão três fases bônus incompletas e dados para mais chefes, objetos e cenários. A versão nunca lançada também incluía um dash para Sonic, que acabou sendo deixado de lado.
Culpa do Mcdonalds
De acordo com o que se sabe sobre as fases excluídas, a atitude foi tomada em decorrência de acordos comerciais com o McDonalds, parceiro de negócios com a Sega na época. Com a imposição do gigante de fast food para que tudo fosse concluído em um tempo menor do que o necessário por conta de ações de marketing, o jogo acabou tendo as fases cortadas na versão que foi ao mercado.
A correria foi inclusive o que praticamente obrigou a Sega a dividir o game em duas partes, originando assim Sonic 3 e Sonic Knuckles.
O protótipo encontrado pela Hidden Place e a The Cutting Room Floor contém todos os prints dessa raridade podem ser conferidos aqui.