Publicidade

Desde 2013, existe um HD de vidro ondem caberiam quase todos os jogos de PlayStation feitos até hoje; Confira

Gostou? Compartilhe!
Disc 5D University of Southampton PlayStation
Colocamos o logotipo do PlayStation pra você imaginar toda a história da franquia PS numa moeda de vidro. (Montagem: Disc 5D University of Southampton / Divulgação)
Publicidade

Um dos maiores desafios dos games desde seus primórdios é certamente a questão do armazenamento. Dos 4kb de Pac Man aos 80GB que promete ocupar Cyber Punk 2077, alocar informação em uma mídia sempre foi um desafio para todas as gerações de consoles.

Veja também:

    E embora o conceito de jogar via nuvem esteja evoluindo a passos largos, armazenar ainda é um verbo que desperta preocupação tanto para gamers quanto para a indústria. Contudo, pesquisadores da Universidade de Southampton tem disponível desde 2013 um HD resolveria esse problema de maneira certamente humilhante.

    Isso porque com sua capacidade de 360TB, o dispositivo poderia armazenar com folga absurda todos os jogos da franquia PlayStation até hoje. E o mais espantoso: feito em vidro e pouco maior que uma moeda de 1 real.

    Continua depois da Publicidade
    Armazenamento óptico 5D tem vida útil infinita (Foto: Divulgação/Universidade de Southampton)

    Para exemplificar a capacidade absurda que isso representa, o exercício a seguir tomará como base de comparação jogos com grande espaço de ocupação, multiplicados pelo número de títulos de cada geração de consoles da Sony.

    PlayStation 1

    Os doze anos de vida do pioneiro PS geraram cerca de 7.918 jogos, o que faz do PS1 oconsole com a maior biblioteca da franquia. Se for usado como medida base uma iso de Tony Hawk’s Pro Skater 2, que ocupa em torno de 0.5BM, teríamos um acervo em torno de 4TB.

     Tony Hawk's Pro Skater 2 (sdds). Imagem: reprodução
    Tony Hawk’s Pro Skater 2, 500MB de espaço, um mundo de saudades. Imagem: reprodução

    PlayStation 2

    Embora o videogame mais popular da história não tenha um acervo tão grande quanto seu antecessor, a história do PS2 se faz com muito mais gigas de que o PS1, dado que a qualidade gráfica do então caçula demandou mais espaço.

    God of War, 6GB de muito bicho. Imagem: Reprodução.
    God of War, 6GB divinos. Imagem: Reprodução.

    Utilizando como base o game God of War, cuja iso bate 6GB e multiplicando esse valor pelos 3874 jogos feitos, a pasta do PS2 ocuparia pouco mais de 22,5 TB.

    PlayStation 3

    Embora a distribuição de jogos para o PS3 tenha seu fim programado para 2019, já se pode dar como encerrado seu ciclo de jogos. 1443 jogos

    GTA IV, arrumar espaço também era uma missão. Imagem: reprodução
    GTA IV, arrumar espaço também era uma missão. Imagem: reprodução

    Seguindo o exercício sempre exagerando para cima, aqui poderíamos usar os 16GB de GTA IV para somarmos com os 1443 jogos feitos até hoje. O resultado seria um espaço pouco maior que a pasta do PS2: 23TB

    Playstation 4

    Como esperado, a atual geração de console da Sony é a que mais demanda espaço. Usando o game Marvel’s Spider-Man com seus robustos 47GB x os 2098 jogos listados na Wikipedia até hoje, teremos 99TB.

    Resultado de imagem para Marvels Spider man
    Marvel’s Spider-Man, 47 Teia Bytes. Imagem: Divulgação

    TOTAL

    Toda a história da franquia PlayStation (148,5TB) não ocuparia sequer metade do HD da Universidade de Southampton, que ainda assim teria 58% de espaço livre.

    Vale lembrar ainda que existem jogos que requerem espaço muito menor do que os adotados para cada geração, o que nos faz constatar que na verdade o espaço do Super HD é ainda mais vasto.

    Sobre o HD

    A tecnologia foi batizada de armazenamento digital 5D. O nome surgiu a partir do tamanho e da orientação, além da posição dos dados – que é tridimensional.

    Os documentos podem ser gravados com laser ultra-rápido, produzindo pulsos de luz extremamente curtos e intensos. O arquivo é escrito em três camadas de pontos nanoestruturados separados por cinco micrômetros (um milionésimo de metro).

    As nanoestruturas automontadas alteram a maneira como a luz viaja através do vidro, modificando a polarização da luz que pode ser lida pela combinação de microscópio óptico e um polarizador, semelhante ao encontrado nos óculos de sol Polaroid.

    NOTA: Quem estiver no nível Jedi desse assunto, pode ler detalhadamente sobre esse funcionamento aqui.

    Nome pertinente, apelido perfeito

    Contudo, é o apelido do HD que tem tudo para, literalmente, ficar gravado: Superman memory crystal“.

    O apelido veio porque o conceito do dispositivo é curiosamente parecido com o dos cristais que armazenavam memória no filme “Superman 2“, de 1980. Relembre:

    Durabilidade

    Graças a sua estrutura de vidro, o material ali codificado pode durar cerca de 13,8 bilhões de anos, mantendo-se estável em temperaturas de até 1.000 Cº. Em suma: Dura mais que a idade do nosso sol, 1000Cº ou… até cair no chão.

    O que já foi gravado nele?

    Por enquanto, foram gravados alguns documentos icônicos como a Declaração universal dos Direitos Humanos, a Carta Magna, as descobertas óticas de Newton e a bíblia.

    Disco óptico 5D para guardar a história pela eternidade
    Amostra de disco com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, decorada externamente para ilustrar o projeto. Imagem: University of Southampton

    Como seria nos videogames

    É difícil prever o destino do armazenamento no universo dos games. Pode ser que num futuro não muito distante, só se precise de um joystick apontado pra Smart TV pra acionar um app de PS/Xbox.

    Pode ser que o disco em questão sofra adaptações para substituir o blu-ray. Em suma, tudo depende de como a indústria dos games re$olva se comportar diante dessa descoberta.

    Quando vamos comprar um?

    Embora a descoberta abra uma nova era para o armazenamento de dados, tudo indica que essa tecnologia não deve chegar tão cedo. De acordo com os pesquisadores, estão sendo buscadas parcerias comerciais para desenvolver o produto em escala industrial.

    Todavia, o que é certo é que não é de hoje que a tecnologia é entregue “a conta-contas” na sociedade. Prova disso é o 8K, estudado desde 1995 e executável desde 2012, mas que só agora começa a ser introduzido no mercado.

    Consolo aos consoles

    Embora o futuro dessa matéria pareça longe de acontecer, a imagem abaixo pode fazer veteranos e novatos lembrarem que o tempo é, de fato, relativo, quando o assunto é guardar coisas na memória.

    Se você calcular quantos Megas cabem nesse HD de vidro, vai achar que estamos em Black Mirror. Imagem: https://bit.ly/2YykvXL

    Curta Observatório de Games.

    Fonte: Universidade de Southampton

    CONTEÚDO RELACIONADO