Publicidade
Conflito

Diretor de jogo de guerra é demitido por comentários sobre a Rússia

Depois de apoiar publicamente a invasão da Rússia na Ucrânia pelo Facebook, diretor é demitido em seguida.
Gostou? Compartilhe!
world of tanks
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

O MMO de guerra de tanques da Wargaming, World of Tanks, compreensivelmente se torna uma propriedade bastante delicada depois que uma guerra real é declarada e tanques reais semelhantes aos descritos no jogo começam a rolar. Depois que a Rússia declarou guerra à Ucrânia, a Wargaming administrou sua propriedade com bastante sensatez, retirando toda a publicidade do jogo e redesenhando os anúncios para não mostrar nenhum veículo militar avançando.

Outros jogos também limitaram sua publicidade, pois a imagem pública de um único jogo é fácil de controlar por meio de todos os seus canais oficiais de publicidade e mídia social. Muito mais difíceis de diminuir são as opções de funcionários individuais que acabam lançando calúnias em todo o desenvolvedor. É por esse motivo que a Wargaming demitiu o diretor criativo do World of Tanks, Sergey Burkatovskiy.

Isso aconteceu por causa de um Facebook deletado de Burkatovskiy, onde ele declarou seu apoio à “operação das Forças Armadas da Federação Russa“. A Wargaming foi rápida em se separar da declaração do ex-desenvolvedor afirmando que era “sua opinião pessoal, que categoricamente não coincide com a posição da empresa“. Algum tempo depois de sua postagem original, Burkatovskiy foi ao Facebook mais uma vez dizendo que havia “rompido com o VG”, especulando que significava WG, ou seja, Wargaming.

Continua depois da Publicidade

Mais tarde foi revelado que a Wargaming havia demitido Burkatovskiy. A empresa então prometeu US$ 1 milhão para a Cruz Vermelha Ucraniana, que irá ajudar os ucranianos afetados pela invasão. A Wargaming, que tem um histórico de trabalho de caridade, também afirmou que se dedicava a usar todos os recursos disponíveis da empresa para ajudar seus funcionários ucranianos a viajar para países vizinhos.

A Wargaming é uma empresa fundada na Bielorrússia, país que faz fronteira com a Rússia e a Ucrânia. A desenvolvedora também emprega mais de 500 pessoas de seu estúdio localizado na capital da Ucrânia, Kiev. Não é de admirar, então, que a empresa tenha fortes sentimentos sobre o assunto e gostaria de esclarecê-los. Não é a única desenvolvedora de jogos do leste europeu a fazer isso.

A desenvolvedora polonesa CD Projekt Red recentemente fez uma doação de US$ 240.000 para uma organização humanitária que trabalha diretamente com refugiados da Ucrânia. Muitos desenvolvedores de videogames e estúdios da indústria de entretenimento declararam seu apoio à Ucrânia nos dias desde o início da invasão. Alguns tentam ajudar de todas as maneiras que podem, seja com doações ou até mesmo ajudando seus colegas a escapar das zonas de guerra em rápida escalada.

Jogos como World of Tanks podem retratar a guerra repetitiva sem fim como seu loop de jogo principal, mas as pessoas por trás desses jogos sabem que é melhor mantê-lo no mundo virtual.

World of Tanks está disponível para celular, PC, PS4, Switch e Xbox One.

CONTEÚDO RELACIONADO