FIFA-NFL
Ambos jogos esportivos da EA são conhecidos por gerar uma grande receita a empresa, Imagem/Montagem: EA

Recentemente as desenvolvedoras de jogos tem passado por turbilhões de problemas, e a Eletronic Arts está novamente de volta aos holofotes por conta do Ultimate Team, e Madden NFL também surge na questão.

De acordo com o VGC, a empresa está sendo processada por conta de seus famosos pacotes surpresas do Ultimate Team, no qual os jogadores investem seu dinheiro de maneira que acabam gerando enormes receitas a desenvolvedora.

Kevin Ramirez, que move a ação contra a empresa na Califórnia, representa um coletivo com mais de 100 pessoas pedindo uma indenização totalizada em 5 milhões de dólares para empresa.

Ele alega que a EA “confia na criação de comportamentos viciantes nos consumidores para gerar enormes receitas” e que os Ultimate Team Packs da EA “são predatórios e projetados para atrair os jogadores para o game”. Kevin revelou que foi viciado nos pacotes do FIFA e Madden nos últimos 9 anos, chegando a gastar mais de 600 dólares com os jogos(3,280 reais).

“Os Pacotes Ultimate Team da EA são caixas de saque. Comprar os Packs nada mais é do que uma aposta no jogo”, afirma o documento do processo. “Comprados com dinheiro real, os Ultimate Team Packs são simplesmente apostas em chances completamente aleatórias dentro do jogo de ganhar jogadores profissionais valiosos e outros itens para a equipe de esportes virtual do jogador da EA”, reitera o trecho.

Recentemente noticiamos sobre Honathan Peniket, que segundo a reportagem da BBC do Reino Unido, gastou 3 mil libras em pacotes surpresa do jogo, algo que convertido ao real soma a quantia de R$ 20 mil.

Desde o início do ano, o governo espanhol, assim como os holandeses e ingleses, buscam regular as caixas de loots no qual afirmam ser um “jogo de azar”, capaz de alienar e ser desenvolvido para viciar. Na Bélgica, devido a toda polêmica, a empresa foi impedida de fazer a venda dos pacotes.

Anteriormente, os criadores do EA FIFA eSports afirmaram não acreditar que isso seja um jogo de azar, e buscaram definir a abertura de pacotes como uma ‘mecânica surpresa’. A empresa reitera que não há necessidade do jogador gastar seu dinheiro no Ultimate Team, pois é possível jogar gratuitamente e esses recursos extras são apenas opcionais. 

Por sua vez, a EA não se pronunciou sobre o caso, porém com uma medida judicial, podemos ter novidades ao capítulo em breve. Atualmente não há leis que regulem os pacotes no solo norte-americano.

Leia também: