Publicidade

Entenda as especificações do Xbox Series X e PS5 e saiba qual é o mais poderoso

Gostou? Compartilhe!
PS 5 Xbox Series X
Imagem: Ilustrativa
Publicidade

A competição entre a Microsoft e a Sony está esquentando, já que as duas empresas anunciaram oficialmente sua programação de jogos, e como o Xbox Series X e o PlayStation 5 provavelmente serão lançados ao mesmo tempo, a escolha entre os dois consoles pode ser uma decisão difícil. Dado que os dois sistemas compartilham muitas semelhanças, existem apenas alguns recursos que os diferenciam entre si.

Um detalhamento completo das especificações do Xbox Series X e do PlayStation 5 já estão disponíveis há algum tempo. Embora existam poucas áreas em que os consoles variam, a Microsoft alegou que seu mais novo console Xbox é aproximadamente quatro vezes mais poderoso que o sistema PS5. A melhor maneira de saber se isso é verdade, é conferir os jogos do Xbox em ação. Dada a resposta medíocre durante o Xbox Games Showcase, parece que o PlayStation atualmente tem a vantagem. Parece!

Processamento

Analisando o poder de processamento, o Xbox Series X tem uma pequena vantagem sobre o PlayStation 5. O novo CPU do Xbox atinge 3,8 Gigahertz em comparação aos 3,5 Gigahertz do PS5. Ambos os sistemas estarão executando um processador Zen 2 de oito núcleos personalizado, mas o Xbox contará com dois processadores, dando uma vantagem moderada sobre a concorrência.

Continua depois da Publicidade

Quando se trata de GPU, o Xbox também está em vantagem. Enquanto os dois sistemas executam gráficos RDNA 2, o Xbox Series X apresenta 12 TFLOPS em 52CUs, enquanto o PS5 executa 10,28 TFLOPS em 36 UCs. Com 1,7 teraflops a mais, o Xbox possui uma velocidade de computação mais alta, que permite um desempenho gráfico mais rápido e suave. Embora os consoles possam atingir uma resolução de 8K a 120 FPS, os dois estão buscando o 4K 60 FPS padrão. Do ponto de vista das especificações, o Xbox é mais promissor na medida em que é capaz de renderizar gráficos a esse nível.

  • TFLOPS: É um acrônimo na computação que significa Tera FLoating-point Operations Per Second. Isto é usado para determinar o desempenho de um computador que fazem grande uso de cálculos, similar a instruções por segundo.

Armazenamento

Quando se trata de armazenamento e memória, os dois consoles estão adotando um novo sistema Solid State Drive. Isto significa que o SSD reduzirá o tempo de carregamento, permitindo aos jogadores mais tempo no jogo do que nas telas de carregamento. O PS5 possui um SSD personalizado de 825 GB, capaz de processar dados de 5,5 GB/s. Por outro lado, o Xbox tem um cartão SSD maior de 1 TB, mas é um pouco mais lento com 2,4 GB/s. Ambos os consoles permitirão a expansão do armazenamento, através de discos rígidos USB ou complementos de SSD. Isso garante que os jogadores não se limitem ao armazenamento interno de seus respectivos consoles.

Jogos

Os jogos que os consoles oferecem e como os consumidores podem jogá-los ainda são propaganda, pois ainda nem foram lançados. Portanto, vamos ter como foco a compatibilidade. Tanto o Xbox Series X quanto o PlayStation 5 apresentam “compatibilidade” com versões anteriores, mas em diferentes graus.

A Microsoft divulgou que todos os jogos do Xbox One funcionarão no console da próxima geração. Por meio de um novo processo chamado Entrega Inteligente, todos os títulos do Xbox One serão atualizados para a versão otimizada do Xbox Series X, gratuitamente. Já o PlayStation, por outro lado, é limitado à quantidade de jogos PS4 que serão transferidos para o PS5 e se concentra principalmente em seus 100 melhores títulos.

No que diz respeito aos jogos na nuvem, o Xbox assume a liderança com as inclusões do Xbox Game Pass e do Project xCloud. Isso oferece ao público uma biblioteca de milhares de títulos para jogar em consoles, PC e dispositivos móveis. O PlayStation 5 terá suporte para o PS Now, mas sua biblioteca não é tão extensa quanto a do Xbox. No entanto, com o novo hardware e software nos dois consoles, os jogos na nuvem vão melhorar.

Veredito

Com base nas especificações técnicas, o Xbox Series X tem uma vantagem sobre o PlayStation 5 em geral. Embora deva ser um pouco mais lento que o concorrente, o console da Microsoft promete armazenamento maciço e recursos gráficos nunca antes vistos em um console da empresa.

Os preços para qualquer um dos sistemas ainda não foram confirmados, mas os dois consoles devem chegar durante a temporada de férias de 2020. Enquanto alguns jogadores podem querer comprar um deles no momento de seu lançamento, outros podem esperar e ver exatamente como o Xbox Series X e o PlayStation 5 se comparam.

Leia também:

CONTEÚDO RELACIONADO