Usuários do Windows estão enfrentando a famosa Tela Azul da Morte após um grande problema no provedor de cibersegurança Crowdstrike. A situação é grave e afeta muitos usuários do serviço ao redor do mundo.
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Entre os mais afetados estão companhias aéreas, bancos e até veículos de comunicação – como a Sky News, que teve suas transmissões comprometidas. A falha no sistema operacional da Microsoft mantém os usuários presos em um ciclo da “BSOD”, sem uma solução aparente, gerando muitas reclamações nas redes sociais.
A Crowdstrike declarou que um erro na última atualização de seu software de proteção “Falcon” pode ser a causa das telas azuis que estão aparecendo em vários PCs com Windows. Eles também disponibilizaram uma solução temporária para o problema, conforme descrito a seguir:
Passos para a solução temporária:
- Inicie o Windows no Modo de Segurança ou pelo Windows Recovery Environment;
- Acesse o diretório C:\Windows\System32\drivers\CrowdStrike;
- Encontre e exclua o arquivo “C-00000291*.sys”;
- Reinicie o servidor normalmente.
Apesar dos esforços da Crowdstrike para reverter a situação e fornecer uma medida temporária, a Tela Azul da Morte do Windows já causou diversos problemas, sem previsão de normalização. As principais companhias aéreas dos EUA, como American Airlines, United e Delta, suspenderam todos os seus voos esta manhã. No Brasil, muitos usuários relatam dificuldades para acessar suas contas bancárias.
Nem a bolsa de valores foi poupada, como a de Londres, que teve suas atividades interrompidas até que o problema seja resolvido. A Microsoft ainda não se manifestou oficialmente, mas, considerando a magnitude global do problema, é provável que estejam trabalhando junto com a Crowdstrike para corrigir o erro o mais rápido possível.