Publicidade
“Sugoi”, como diriam

Frustração, mangá, games e preço alto: Como o Japão lançou seu uniforme para Copa do Qtar

Confira todos os detalhes que cercam o design escolhido para os japoneses na Copa!
Gostou? Compartilhe!
Seleção japonesa 2022
Nos games, no design e nas lembranças. Japão vem carregado de referências para a Copa do Mundo de 2022.
Publicidade

Nesta segunda (29), a Adidas finalmente revelou os uniformes que o Japão irá utilizar durante a Copa do Mundo 2022 no Qtar. E como tem sido de costume das seleções, o design dos modelos vem acompanhado de conceito, referências clássicas e propagandas chamativas.

Os uniformes reserva, titular e de goleiro: pela primeira vez, o kit reserva usará a cor preta; no titular, a combinação camisa azul e short branco, que não era utilizada desde o uniforme de 2010-11, está de volta — Foto: Fashionsnap
Da esquerda para a direita: Uniforme Nº2, Uniforme Nº1 e uniforme do goleiro.

Ué, mas não era uma camiseta com estampa de Mangá?

いいえ (“Não“). Nas últimas semanas, imagens de uma camiseta da seleção japonesa estampada com vários mangás circularam pelas redes sociais sob a informação de que o Japão iria a campo com essa vestimenta. Não foi nada disso, mas, o tema foi explorado pelo marketing da Adidas de outra maneira.

Você compraria? Camisetas da seleção japonesa com seus mangás mais famosos foram especuladas como reais. (Imagens: Reprodução/https://shopee.com.br)

Por volta da mesma época, sem nenhuma explicação, os populares mangás de futebol Blue Lock e Giant Killing apareceram com imagens de um uniforme japonês diferente, e a falação em torno disso repercutiu entre internautas curiosos sobre o assunto.

Continua depois da Publicidade
Em uma iniciativa inédita, as primeiras imagens do novo uniforme da seleção japonesa foram "vazadas" propositalmente nas páginas dos mangás Blue Lock e Giant Killing — Foto: Divulgação

Feito o barulho, o uniforme foi revelado e, Arata Fukuda, diretor Sênior de comunicação da Adidas Japan, assumiu a jogada de marketing nas folhas e explicou o conceito por trás da jogada.

Através da fusão da cultura do mangá, que é única no Japão e amada por um grande número de pessoas, especialmente a geração mais jovem, vamos entregar o apelo do novo uniforme da seleção japonesa não só aqui no Japão, mas também em todo o mundo, imaginando o momento em que todos no Japão vestem esse uniforme e são tingidos de alegria“, disse Arata Fukuda, diretor sênior de comunicação da Adidas Japan, se referindo também ao lema dessa campanha adotada para a Copa: “Nihon wo, kanki de somero 日本を、歓喜で染めろ。(“tingir o Japão com alegria”).

Conceito da estampa – Origami

Um casal de tsurus (“grous” em português) e sua representação em origamis.

Já o conceito de estampa para o novo novo uniforme é “origami”, as famosas dobraduras de papel que dão forma à seres e objetos. A arte secular praticada no Japão é um dos orgulhos culturais do pais e é sempre exaltada em oportunidades variadas.

Para além desta referência óbvia, foi levado em consideração também o episódio da cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de 2002, realizada no Japão, quando 2,7 milhões de origamis de tsurus foram jogados no ar para celebrar a alegria da conquista da seleção brasileira.

Que idade você tinha quando descobriu que o Cafu tomou um banho de origamis em forma de tsuru?

Vale lembrar que no Japão é comum fazer origamis de tsuru (pássaro conhecido como “grou” em português) como símbolo de votos para trazer felicidade e pedidos a serem realizados.

Anti-Frustração

Outra referência apontada nesse uniforme da vez é uma que visa dar outros ares à uma lembrança muito dolorosa para os japoneses. O uniforme é muito parecido com o que foi usado em nas eliminatórias para a Copa de 1994, quando o Japão perdeu a vaga para o mundial no último minuto de jogo.

Ruy Ramos e Kazu Miura - Uma dupla que merecia jogar uma Copa ~ O Curioso  do Futebol
O brasileiro naturalizado japonês Rui Ramos ao lado de Kazu Miura, que serviram a seleção japonesa nos anos 90.

O episódio conhecido como a “A agonia de Doha” é tido por muitos como o dia mais triste do futebol japonês. E diante do fato de se estar de volta a Doha, capital do Qtar, era preciso ligar uma coisa na outra de maneira otimista. Então, os origamis e demais forças vão entrar em campo para reverter esse sentimento que causa essa lembrança frustrante.

Games

E como não poderia deixar de ser, os games de futebol também foram explorados nessa oportunidade, ainda mais quando para isso se tem a Konami, desenvolvedora japonesa dos finados Winning Eleven / Pro Evolution Soccer e atual eFootball 2023.

Em parceria com a Konami, o novo uniforme também está disponível no jogo eFootball 2023 — Foto: Divulgação
Jogadores japoneses tiram uma selfie no game eFootball 2023. (Imagem: Divulgação)

O novo uniforme da seleção japonesa ainda não foi usado na vida real, mas já pode ser visto no game eFootball 2023. A estreia de uma das camisetas mais emblemáticas da história do futebol japonês será no amistoso contra os Estados Unidos, dia 23/09, na cidade alemã de Düsseldorf.

高いね / Takai, né? Tá caro né?

Criatividades a parte, quem quiser torcer oficialmente uniformizado vai precisar driblar o preço de estreia colocado pela Adidas Japan e SSKamo, que estão cobrando 17.600 ienes (R$ 642) no modelo “autêntico” (igual ao que vai a campo) e 11.000 ienes (R$ 401) no modelo “réplica”, com um material mais simples.

japan world cup kit  adidas is the official supplier of the Japan National Team GIANT KILLING / Kodansha Ltd.

Há ainda uma linha completa com camisetas para masculino, feminino, kids, além de outros itens oficiais de vestimenta.

Para efeito de comparação, os modelos de uniforme que vai a campo são praticamente o dobro do valor cobrado pela camiseta do Brasil para a Copa do Mundo Qtar. O Japão estreia contra a Alemanha, dia 23/11, quarta-feira, 10h no Estádio Khalifa International, em Al Rayyan.

CONTEÚDO RELACIONADO