Em The Last of Us, seja no jogo ou na série, o cordyceps é o fungo responsável por tudo o que acontece naquele universo e gera toda a infecção. Ele é bastante comum e faz parte da culinária chinesa, além de ser medicamentos aqui mesmo no Brasil.
Veja também:
Vale ressaltar que o fungo na obra de ficção é apenas uma variante entre 400 que foram catalogadas e é considerado um alimento para os Chineses. Lembrando também, que esse fungo atinge insetos e não humanos de acordo com o Instituto Butantan, logo não é nocivo para nós.
Cordyceps em restaurantes na China?
O cordyceps está em regiões como a de Qinghai, em uma altitude de aproximadamente 5 mil metros. Os agricultores passam bastante tempo à procura do fungo, pois ele é bastante raro e valioso para o marcado podendo render milhares de dólares. Segundo o National Geographic, o quilo pode custar US$110 mil dependendo da cor e do estado do mesmo. Claro que isso é apenas em quantidades enormes, mas você pode comprar algumas gramas para experimentar.
Cordyceps também é medicamento
O cordyceps é bastante benéfico para o ser humano. Sendo utilizado sem alimentos como a sopa, também dizem que ele melhora a longevidade e também está em muitos medicamentos. Alguns suplementos e tônicos são feitos com o fungo. Além disso melhora na produtivade, alivia a fadiga, ajuda com o tratamento de asma, aumenta a resistência e até mesmo a libido e fertilidade.
Sim, o alimento é seguro e não, você não vai se tornar um estalado caso coma um desses, pode se tranquilizar. Uma coisa é a ficção e outra é a realidade. O cultivo desses fungos é fonte de sustento nos lugares mais remotos do planeta e ajuda a trazer dinheiro a vilas inteiras.