board Game
Imagem: Divulgação

O Grupo Asmodee, que atua no Brasil através da Galápagos Jogos, promove até 15 de abril, por meio do programa Game in Lab, uma chamada para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. Em busca de projetos que envolvam os jogos analógicos, o programa de apoio à pesquisa tem bolsas que podem chegar a 70 mil reais  (15 mil euros).

Como funciona

O programa está estruturado em três objetivos principais: (a) apoio financeiro a projetos de pesquisa sobre jogos de mesa; (b) criação e desenvolvimento de uma comunidade diversa, com pesquisadores e jogadores pelo mundo; e compartilhamento de conhecimento científico com um público mais amplo.

Embora seja um programa recente, o Game in Lab já possui projetos sendo apoiados pela iniciativa. Dentre eles, uma pesquisa que tem por objetivo catalogar os efeitos da prática lúdica no bem-estar e nas habilidades cognitivas de idosos com doenças degenerativas. Para isso, diferentes jogos de tabuleiro são testados e adaptados às restrições e necessidades dos participantes do projeto. 

Edital

A chamada para propostas deste ano será feita em parceria com o estúdio francês de desenvolvimento de jogos Libellud, conhecido pela criação do Dixit, um dos jogos de tabuleiro de maior prestígio em todo o mundo. O edital está aberto para inscrições em duas categorias: 

  • Categoria 1: qualquer tópico de pesquisa relacionado a jogos de mesa
  • Categoria 2: tópicos de pesquisa relacionados à juventude e educação no âmbito dos jogos de mesa
  •  

As bolsas de pesquisa apoiarão pesquisas de curto prazo (duração inferior a 12 meses), podendo ser renovadas para um período de até 12 meses adicionais, apenas uma vez.

O Game in Lab destinará mais de 250 mil reais (55 mil euros) para os projetos em 2020, que serão divididos da seguinte forma: 45 mil euros para os projetos da Categoria 1 e o restante (10 mil euros) à Categoria 2. O número de projetos contemplados pode variar de acordo com os valores alocados individualmente.

Para concorrer à bolsa, basta se inscrever pelo https://www.game-in-lab.org/depot-de-candidature/. É necessário que pelo menos um dos responsáveis pela proposta seja afiliado a uma instituição de pesquisa, pública ou privada, no momento da inscrição e por toda a duração do projeto. Essa instituição deverá assinar a parceria com a Asmodee ou com a Libellud, estando ciente do valor da bolsa destinada ao projeto.

As inscrições devem ser feitas em inglês ou francês. O edital não está aberto para projetos de desenvolvimento de novos jogos. Para mais informações, acesse o portal oficial do Game in Lab (disponível em inglês ou francês): https://www.game-in-lab.org/

Prazos

Prazo final para inscrição: 15 de abril de 2020 ao meio-dia (no horário de Paris)

Divulgação dos projetos contemplados: início de junho de 2020

Aceitação formal das equipes nomeadas: 15 de junho de 2020

Acordo entre as partes: junho a setembro de 2020

Início do projeto: setembro a outubro de 2020