Publicidade
Saiba mais

Game inspirado em Silent Hill também se baseia em lenda urbana japonesa

Slitterhead certamente tem inspirações de Silent Hill, mas também pode ter utilizado famosa lenda urbana japonesa.
Gostou? Compartilhe!
Kuchisake-onna
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

Horror é um dos gêneros mais subjetivos que existem, mas um designer de jogos habilidoso como o criador de Silent Hill, Keiichiro Toyama, pode criar uma experiência que afeta qualquer pessoa. Seu novo título, o bizarro e perturbador Slitterhead, parece estar pegando o que ele aprendeu trabalhando em seus títulos anteriores e correndo com ele. No entanto, Slitterhead parece ter se inspirado em mais do que apenas jogos anteriores como Silent Hill e Siren. O jogo também parece ter sido baseado em uma lenda urbana japonesa que existe há décadas, senão séculos.

No início do trailer de revelação do Slitterhead compartilhado no The Game Awards 2021, há uma cena em que um homem caminhando sozinho à noite é abordado por uma jovem de vestido rosa. Ela sai de um beco lateral e fica com uma aparência sensual, mas quando a câmera focaliza seu rosto, as coisas dão terrivelmente errado. Há várias fotos dedicadas ao alongamento do pescoço, ao arqueamento do corpo e – o mais importante – ao inchaço da boca cobrindo a maior parte da cabeça. A maior parte de sua transformação em um monstro bizarro parecido com uma aranha é transmitida através de silhueta e sombra, mas o vídeo dá atenção especial à sua boca cortada. Pode haver um bom motivo para isso.

A lenda da mulher de boca cortada

Kuchisake-onna ou em português, Mulher de boca cortada, é uma personagem do folclore de terror japonês. A imagem mais comum é de uma mulher muito bonita, com a região da boca coberta por uma máscara. É alta, de longos cabelos pretos e um casaco longo, geralmente armada com uma tesoura. A máscara esconde um grande corte que aumenta o tamanho da boca, indo praticamente de orelha a orelha. Algumas versões afirmam que ela tem muitos dentes afiados

Continua depois da Publicidade

Essa lenda urbana ganhou mais popularidade recentemente, mesmo assim, há diversas explicações a respeito de sua origem. Uns dizem que o terrível corte na boca é resultado de uma cirurgia plástica fracassada. Outros afirmam que é uma irmã que invejava a beleza da outra. De qualquer forma, quando Kuchisake Onna pergunta para sua vítima “Watashi kirei?” (Você me acha bonita?), se a pessoa responde não, ela a corta ao meio, caso responda sim, ela retirará a máscara e vai dizer “Mesmo assim”? Se você disser “não” ela cortará ao meio, se disser que sim, ela cortará sua boca pra ficarem iguais. Na pronúncia japonesa, “kirei” (bonita) e “kire” (imperativo do verbo cortar) produzem sons parecidos.

Aterrorizando crianças e adultos

Em 1979, a lenda da Mulher de Boca Cortada aterrorizou crianças em idade escolar e adultos, levando muitos a inventar rituais para afastar o espírito. Algumas versões da história afirmam que ela pode ser repelida gritando a palavra “pomada” três vezes ou que ela deixará as vítimas irem se for subornada com balas duras. Alguém pode se perguntar como ela consegue comer doce duro com a boca aberta, mas é ambíguo se sua boca ainda está sangrando ou se curou de uma forma completamente desumana.

Outras versões da história sugerem dizer a ela que ela é mais ou menos ou se recusar a responder à sua pergunta. Independentemente disso, a lenda da Mulher com Boca Cortada parece uma grande fonte de inspiração para um jogo perturbador semelhante a Silent Hill.

Via: Game Rant/Mitologia e Lendas/Wiki

CONTEÚDO RELACIONADO