Nesta terça (18), o Boticário confirmou que será a primeira marca de beleza brasileira a patrocinar a Gamescom, maior feira de games do mundo, que acontece pela primeira vez no Brasil. O anúncio foi dado em primeira mão ao Observatório de Games.
Veja também:
Atrações
Para os cinco dias de evento, o Boticário preparou uma série de conteúdos que prometem mostrar a sinergia entre os universos da beleza e dos games. De 27 a 30 de junho, os visitantes apaixonados pelo game terão a oportunidade de interagir com influenciadoras renomados do nicho, em um meet&greet, que contará com a presença de PH, Maah Lopez, Voltan, Sher Machado, Paula Nobre e o time inclusivo da LOUD, que a marca patrocina desde julho de 2023.
No dia 27 de junho, quinta-feira, às 19h, no palco Quest, a marca apresenta um talk com o tema “Beleza, games e inovação: como o Boticário co-criou a plataforma Heroínas do Game com a comunidade”, que contará com a presença da Dani Gallo (Warrior), Paula Nobre, Maah Lopez e Julia Pellicia Pires, Gerente Cross Marcas do Grupo Boticário.
Juntas, elas vão dividir palco trazendo um tema latente: como as mulheres vêm conquistando presença no game e, como O Boticário, por meio da escuta e inovação, tem co-criado com a comunidade. A marca de beleza adentrou em 2021 o território gamer.
Além disso, no sábado, 29 de junho, às 11h, os participantes poderão mergulhar em uma experiência imersiva e interativa na Arena E-sport. O showmatch vai contar com a presença do squad de Heroínas do Game, criado pela marca em 2022.
De onde vem o interesse em investir nesse público?
Desde 2021, o Boticário vem investindo em eventos que abraçam a temática gamer e geek. A marca, que é a preferida dos gamers na categoria de cosméticos de acordo com a pesquisa PGB (Pesquisa Game Brasil 2021), pretende fomentar ainda mais o cenário feminino dentro do universo, aproveitando o patrocínio inédito para trazer visibilidade e impulsionar o protagonismo para as mulheres.
Para Mariana Tozzini, Gerente Sênior de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, a participação da marca na Gamescom Latam endossa uma trajetória de consistência dentro deste universo. “O Boticário movimenta o universo gamer desde 2021.
De lá para cá, projetos importantes em prol da equidade de gênero nesse mercado expoente, e lançamentos que se conectam a este público, reforçaram a nossa presença de forma verdadeira, em constante diálogo com nossos consumidores, criando oportunidades de contato e geração de conteúdos que influenciam positivamente a comunidade gamer. Há algum tempo, mantemos participação em eventos e iniciativas para os gamers e a chegada da Gamescom no Brasil não poderia ficar de fora do nosso movimento de diálogo e presença”.
LOUD e mulheres na mira
Com a parceria estratégica com a LOUD, O Boticário fomenta a inclusão de mais mulheres no cenário de e-sports com projetos e ativações para o ecossistema gamer, a fim de reforçar a plataforma Heroínas do Game e também relembrar o patrocínio da line inclusiva de Valoran da LOUD em 2023.
Toda a estratégia de atuação do Boticário em prol do protagonismo feminino nos games tem sido conduzida, desde 2022, pela DRUID Creative Gaming, que acredita no patrocínio como uma grande oportunidade de fortalecimento e amplificação da plataforma Heroínas do Game
“Firmamos a marca Boticário no território gamer com diversas ações em jogo e apoio aos gamers e streamers nos últimos anos. É uma marca não endêmica do mundo dos games que tem feito a diferença, que rompe estereótipos, questiona atitudes e constroi novos cenários, não à toa é a marca preferida de beleza dos gamers. Com todo esse histórico e pensando em tudo que o Boticário ainda quer fazer com o público gamer, não poderíamos estar de fora da maior feira de game do mundo que acontece pela primeira vez no país nativo de Boticário”, conta Bruna Pastorini, sócia e CSO da DRUID.
O Boticário nos games
Em 2021, O Boticário se tornou a primeira marca a investir em ativações no Avakin Life – jogo de realidade virtual – com uma loja hub in-game, que possibilitava a criação de skins inspiradas em produtos. Como continuação deste projeto, em 2022, a loja foi reativada com a ação “Carnaval Avakin” com atividades exclusivas para os usuários. Também em 2022, Boticário fechou parceria com as equipes femininas da Black Dragons, comandada pela CEO, streamer e influenciadora, Nicolle “Cherrygumms” Merhy.
Para incentivar e empoderar mulheres de diferentes contextos, a marca criou a plataforma de iniciativas Heroínas do Game, um canal exclusivo para mulheres e espaço seguro de trocas experiências entre as gamers no Discord, além de promover um campeonato próprio, a Taça das Implacáveis. No ano passado, Boticário fortaleceu sua presença no esports com o anúncio do patrocínio inédito à line inclusiva feminina da LOUD – maior organização de eSports do Brasil. Ainda em 2023, a marca criou um universo interativo no Fortnite para promover a marca Egeo na plataforma. No mesmo ano lançou, em parceria com a Garena, o Egeo Free Fire.
Por fim, em 2024, O Boticário foi destaque no Clio Awards 2024, premiação global que reconhece a excelência criativa em publicidade, design e comunicação, com o projeto “The Unsilenced Server”. O case reforça a plataforma Heroínas do Game.