Um engenheiro do Google que fez um descoberta de uma “falha” no Portal PlayStation, que permitia a execução de jogos de PSP no modo offline, afirmou que sua equipe colaborou com a Sony para corrigir o problema. O Portal é um dispositivo exclusivamente de streaming qu foi projetado para permitir que os jogadores transmitam jogos do PS5 para o portátil via Remote Play, sem precisar armazenar os jogos fisicamente.
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Em fevereiro, o pesquisador de vulnerabilidades na nuvem do Google, Andy Nguyen, revelou que ele e sua equipe conseguiram hackear o dispositivo para permitir jogos locais, utilizando um emulador de PSP offline. Na segunda-feira, o PlayStation Portal recebeu uma atualização de firmware para a versão 2.06, que Nguyen confirmou posteriormente conter uma correção para o hack, identificado pela equipe do Google.
Antes de entrar para o Google, Nguyen já havia desenvolvido “jailbreaks” para o PS Vita e corrigido vulnerabilidades no PS4. Porém, após o anúncio do hack do Portal, Nguyen deixou claro que não pretendia divulgar os detalhes publicamente. Embora tenha enfrentado críticas por não compartilhar publicamente o exploit, Nguyen explicou que reportá-lo à Sony era a ação correta e ética, pois a divulgação pública inevitavelmente levaria a empresa a corrigir a vulnerabilidade.
“Não faço ideia do por que vocês choram com a divulgação“, escreveu. “Se acabássemos de lançar para o público, você acha que a Sony deixaria isso sem patch? Relatar versus ou não relatar é apenas algumas semanas de diferença.“