Publicidade
Tecnologia

IA: o impacto da Inteligência Artificial para Assessores de Investimentos

Especialista da Acqua Vero comenta sobre o futuro da área
Gostou? Compartilhe!
inteligência-artificial-investimentos
Foto: Divulgação
Publicidade

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que tem transformado a forma como os investimentos são feitos, oferecendo diversas soluções para a tomada de decisão e análise de dados.

Neste contexto, muitas profissões têm se perguntado qual será o impacto da IA em suas atividades. Entre elas, estão os Assessores de Investimentos.

Será que a IA vai substituir o trabalho humano dos Assessores ou será uma ferramenta que irá complementar suas habilidades e torná-los ainda mais eficientes? Será que a IA pode substituir a função humana de avaliação de risco, de análise de mercado e aconselhamento personalizado?

Continua depois da Publicidade

De acordo com Gustavo Jorge, especialista de Renda Variável e sócio da Acqua Vero, as gestoras podem utilizar uma IA de diversas formas dentro de seu processo de investimento.

“É válido destacar que, não necessariamente, um fundo (ou uma gestora) precisa ser ‘quant’ para usá-la (IA). A Inteligência Artifical pode ser uma poderosa ferramenta em uma tomada de decisão de fundos discricionários, por exemplo. No entanto, vale lembrar que é apenas uma ferramenta. Em alguns momentos você pode deixar que uma IA, ou um código, tomem decisões independentes, porém, é fundamental o acompanhamento de um especialista. Embora pareça que sim, ela não ‘pensa sozinha’; a IA pode errar e insistir no erro. Por isso, é importante o acompanhamento de uma pessoa física”.

Leia mais sobre IA aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO