Publicidade
Mercado

Jogos de celular no Paquistão estão com sistema de pagamento proibido pelo país

O 7 país com mais pessoas munidas de celular no planeta, está com problemas para comprar coisas de jogos e em outros apps também
Gostou? Compartilhe!
PAQUISTÃO CELULAR
Paquistaneses tiram selfie. (Imagem: Reprodução)
Publicidade

Jogar videogame pelo celular no Paquistão está com uma dificuldade a mais atualmente. Apesar de ser o 7º país com mais celulares no mundo (de acordo com um levantamento feito no já distante 2010), os paquistaneses estão enfrentando uma crise com os provedores de serviços de telecomunicações no país.

De acordo com o site Bloomberg, as empresas por lá estariam violando leis ao permitir que os clientes fizessem compras feitas em games e apps de entretenimento por meio de cobrança direta da operadora.

Diante disso, o State Bank of Pakistan (Banco do Estado do Paquistão) interrompeu as transações e as operadoras de telecomunicações para reapresentar seus pedidos. Por lá, o SBP controla largura de banda internacional, licenciamento e suporte de software e serviços de mídia eletrônica, mas não atua no conteúdo de entretenimento, como microtransações no jogo.

Continua depois da Publicidade

O que diz o banco

“As empresas de telecomunicações estavam permitindo que seus clientes comprassem os produtos mencionados acima por tempo de antena e então remetessem fundos para o exterior, refletindo tais transações como pagamentos pela aquisição de serviços relacionados a TI”, disse o SBP em um comunicado. 

Assim, de fato, as Telcos estavam atuando como intermediárias/agregadoras de pagamentos, facilitando a aquisição de serviços por seus assinantes. Portanto, tendo em vista a violação dos regulamentos cambiais, a SBP revogou a designação dos bancos das Telcos para tais pagamentos.”

O que dizem os especialistas

Para especialistas, a medida é um reflexo da crise que enfrenta o país atualmente, que se depara, dentre outros problemas com uma escassez de dólar em seu território. E embora o SBP tenha dito que relatórios que apontam que o banco está retendo pagamentos para empresas como Google, por exemplo, sejam “infundados e enganosos”, o fato é que esse mercado, no momento, não está se movimentando por lá, e isso ainda pode ter desdobramentos que chamarão a atenção de outros países que passam pela mesma situação.

CONTEÚDO RELACIONADO