Nós podemos ver que muitos jogadores estão preferindo comprar jogos lançados há mais de 5 anos, do que optar por comprar jogos no lançamento. Claro que isso pode variar muito, mas em uma grande maioria isso é certo. Jogos que todos estão esperando como foi o caso de Elden Ring em 2022, ou mesmo sua DLC em junho deste ano, com certeza foi uma exceção.
Veja também:
Segundo um novo relatório feito pela Newzoo e compartilhado pela Pushtotalk, 61% do tempo passado jogando video game em 2023, foi feito com jogos lançados há mais de 6 anos atrás. Para ter um panorama do que isso indica: Ao longo do ano passado, 5 jogos que foram lançados há muitos anos representam mais tempo jogado do que todos os jogos lançados em 2022 e 2023.
Em 2023, apenas 23% do tempo gasto em jogos foi com lançamentos, o que é uma subida sobre os 19% de 2022, mas ainda sim é muito preocupante em relação as grandes empresas. Isto porque os lançamentos anudais em séries que já são estabelecidas na indústria, representam a maioria esmagadora dessa porcentagem minúscula.
De acordo também com este relatório, 92% do tempo usado para jogar foi feito com games antigos ou lançamentos anuais de séries antigas e apenas 8% é passado jogando jogos não anuais. O que é mais assustador é que os 5 grandes jogos de 2022/2023 (Diablo 4, Hogwarts Legacy, Baldur’s Gate 3, Elden Ring e Starfield) representam apenas 3.5% do tempo total que os jogadores passaram jogando.