esports
Imagem: Divulgação.

A Liga Escolar Brasileira de Esports, organizada pela Playmatch, nasceu em 2018 com um propósito único: unir educação e esports de uma maneira leve e divertida para estudantes de todo o país. A ideia é ser um elo entre jovens, educadores e pais. O torneio está na sua terceira edição, este com apoio da Epic Games, para realizar pela primeira vez no Brasil, a liga escolar de Fortnite

A Liga Escolar 2020 iniciou suas inscrições no dia 27 de maio e já possui mais de 5 mil inscritos, sendo um número recorde e histórico. Nos anos anteriores, em 2018 tiveram 32 escolas convidadas e na segunda edição em 2019 abriram as inscrições para qualquer escola poder participar, tanto escolas públicas quanto privadas. O torneio contou com mais de 800 escolas inscritas.

“Nós acreditamos que jogos podem ajudar a próxima geração a se tornarem cidadãos digitais conscientes e queremos fazer nossa parte para contribuir com um futuro melhor para eles e todos ao seu redor.” Afirma Gabriel Vinicius, um dos fundadores da Liga.

“A iniciativa da Liga Escolar de eSports tem grande foco em fornecer aos alunos informações e valores importantes que, de outra forma, eles poderiam deixar passar. Através do comportamento online, sabendo atender as necessidades dos alunos, aprendendo sobre o espírito esportivo e também construindo habilidades sociais.” Afirma, Edilson Fernandes, fundador da Liga. Para mais informações sobre o assunto, clique aqui.

As inscrições para essa edição se encerram no dia 20 de junho, são gratuitas e basta acessar o site aqui.

Dentre os pré requisitos para participar, além de preencher o formulário, é importante ter autorização do seu responsável e de um professor da escola. Além disso, é necessário estar devidamente matriculado em uma escola, ter no mínimo 13 anos de idade, no máximo 18 e estar em dia com o último boletim escolar apresentando notas acima da média.

Educação acima de tudo

A Liga Escolar estimula no aluno o que já é parte de sua rotina casual (jogar), de uma forma positiva para se extrair os melhores resultados acadêmicos, gerando motivação de uma perspectiva das novas profissões.

Os fundadores da PlayMatch, Gabriel Vinicius e Edilson Fernandes, entendem que os games e eSports podem contribuir muito com o setor educacional.

“A PlayMatch nasceu com esse objetivo de ser um elo entre educação e eSports e estamos indo para o terceiro ano de Liga Escolar, os resultados têm sido incríveis. Agora com apoio da Epic Games acreditamos que vamos impactar ainda mais estudantes em todo o Brasil com o Fortnite”, afirma Gabriel.

“A PlayMatch é uma Edtech que acredita muito no potencial educacional que tem os eSports e quando ensinamos os jovens conectando-se ao universo deles, a didática é melhor e o engajamento deles também. Além da Liga Escolar, temos trabalhado em diversos produtos, como a plataforma PlayMatch PRO que ensinará sobre profissões do segmento de games e eSports, continuando assim a nossa missão de unir educação a esse universo”, completa Edilson.

Caso queira saber mais, assista esse vídeo aqui.

Formato do campeonato

A primeira etapa será aberta para todas escolas do Brasil, públicas e privadas, divididas em suas respectivas macrorregiões. É ilimitado a quantidade de alunos que poderão representar a escola na competição, todos poderão competir! 

A competição será 100% online, no formato SOLO e multiplataforma, ou seja, você poderá participar jogando do seu PC, PS4, XBOX, Nintendo ou Mobile.

Na primeira etapa, todos os jogadores serão divididos por grupos onde os 25 melhores avançam até sobrar 100 jogadores. Os 100 melhores jogadores de cada macrorregião disputarão 10 partidas onde os 25 melhores pontuados avançam para a grande final nacional. Os 100 melhores jogadores do país disputarão em busca de mais de R$10.000,00 em premiações.

Premiações

PREMIAÇÕES POR COLOCAÇÕES:

1º – Assinatura anual PlayMatch PRO + Pacote V-Bucks 10.000

2º – Assinatura anual PlayMatch PRO + Pacote V-Bucks 4.000

3º – Assinatura semestral PlayMatch PRO + Pacote V-Bucks 2.500

4º – Assinatura trimestral PlayMatch PRO + Pacote V-Bucks 1.000

5º ao 15º – Assinatura trimestral PlayMatch PRO

16º ao 50º – Desconto de 50% no PlayMatch PRO

51º ao 100º – Desconto de 30% no PlayMatch PRO

Playmatch Pro, o que é?

É uma plataforma educacional que ensina sobre profissões que envolvem esports e games. É direcionada a todos aqueles que querem trabalhar com o que amam. Já imaginou ter acesso aos maiores profissionais de esports do Brasil de todas as áreas, jornalismo, analistas, nutricionistas, psicólogos, advogados e muito mais? Agora será possível.
Dias para seletivas:
27 e 28 de junho
04 e 05 de julho

Finais Regionais:
Sul e Sudeste – 18 de Julho
Norte/Nordeste e Centro-Oeste – 19 de Julho

Final Nacional:
26 de Julho.

Leia também: