A Microsoft revelou nesta quarta (23) que foi hackeada. Aparentemente, o grupo responsável pela ação foi o LAPSUS$, o mesmo que comandou ataques virtuais à Nvidia e à Samsung recentemente.
Veja também:
Segundo a empresa, alguns códigos-fontes de seus serviços foram roubados. Entre eles, estão o Bing, Bing Maps e Microsoft Cortana; nenhum produto Xbox foi afetado no caso. A empresa afirmou que nenhum dado de usuário foi vazado durante a atividade e que continuará mapeando as ações do grupo criminoso a fim de proteger os seus jogadores.
Uma única conta da Microsoft foi hackeada no ataque, e a companhia disse que foi capaz de pará-lo durante a operação e limitar o seu impacto geral. De acordo com seu comunicado, o objetivo do LAPSUS$ “é ganhar acesso por meio de credenciais roubadas que permitem roubo de dados e ataques destrutivos contra a organização visada, comumente resultando em extorsão. As táticas e os objetivos indicam que este é um criminoso cibernético motivado pelo roubo e pela destruição”.
No caso da Nvidia, o recente hack ocorrido por lá teve um terabyte de dados roubados, incluindo alguns arquivos com detalhes de composição dos hardwares e softwares da empresa. A Samsung também foi atacada e teve, supostamente, algo como um “código-fonte confidencial da Samsung” vazado.
Seria necessário as empresas se unirem nesse momento contra esses ataques e tomarem juntas, com mais força, as medidas cabíveis. A ver os próximos capítulos.