Publicidade
A vida real agradece

Minecraft apresenta uma das melhores e mais úteis coisas já feitas no game

Todo mundo que tem um filho jovem se preocupa com a sua segurança, e Minecraft vai fazer a sua parte quando dando uns toques importantes
Gostou? Compartilhe!
Minecraft
Minecraft
Publicidade

Minecraft é uma das franquias de games mais vendidas de todos os tempos, e isso demanda responsabilidade em alguns pontos. Um deles é a segurança online, e é justamente em cima desse assunto que a franquia está lançando uma novidade que promete ajudar a facilitar a vida de pais e filhos que acessam a internet.

A oportunidade vai acontecer em Minecraft: Education Edition, que receberá novo mundo imersivo, o CyberSafe: Home Sweet Hmm, projetado para ajudar os jovens a aprenderem a reconhecer ameaças comuns na Internet, criar estratégias para proteger a si mesmos e suas informações e saber a quem recorrer caso precisem de ajuda.

A ação vem no hype do 19º Dia Mundial da Internet Segura, que pretende capacitar crianças, pais, cuidadores e educadores com recursos para ajudá-los a entender a segurança online e como serem cidadãos digitais responsáveis.

Continua depois da Publicidade

Sobre o conteúdo do jogo

CyberSafe: Home Sweet Hmm é uma introdução divertida e criativa à segurança cibernética voltada para crianças de 7 a 12 anos que está disponível gratuitamente para todos os usuários de Minecraft: Education Edition. O nome “CyberSafe: Home Sweet Hmm” é uma referência ao som familiar dos icônicos aldeões de Minecraft, que não falam, mas emitem um grunhido similar a um “hmm”. Na aventura CyberSafe, esse som também representa o ato de parar para pensar em como navegar na Internet com segurança.

Quando chega CyberSafe: Home Sweet Hmm

Essa experiência de aprendizado apresenta princípios fundamentais de segurança cibernética e demonstra maneiras de se manter mais seguro online. A lição para um jogador fornece cenários de segurança na Internet para ajudar as crianças a tomarem decisões informadas, concentrando-se em um princípio orientador: Pare e pense antes de clicar. A aventura estará disponível na Education Collection do Marketplace de Minecraft em março.

Como se joga

Os jogadores começam o jogo em sua casa virtual, onde conhecem o Trusted Adult (“Adulto de Confiança”, em tradução livre para o português), um personagem não-jogável (NPC) que atua como guia durante o jogo. A partir daí, os jogadores progridem em quatro pilares de segurança cibernética, verificando a identidade de seus contatos, protegendo suas senhas, se prevenindo de phishing e evitando golpes. O CyberSafe apresenta quatro desafios:

1. Quer jogar online comigo? 
Um amigo da escola o convida a jogar online e compartilha seu nome de usuário. Porém, quando abre o lobby do jogo, o jogador se depara com um problema: há quatro solicitações de amizade, todas com identificadores muito semelhantes. Os jogadores deverão discernir qual solicitação de amizade devem aceitar com base nos detalhes dos nomes de usuário. Esta atividade visa reforçar a ideia de se conectar com segurança com outras pessoas online.

2. Labirinto online? Consigo completá-lo! 
O jogador atravessa a Internet para chegar a um labirinto onde o NPC Pro Gamer espera por eles. O NPC diz que possui códigos de trapaça para ajudar o jogador atravessar o labirinto. Com isso, os jogadores devem decidir se é seguro trocar suas informações de login pelos códigos. Esta atividade foi projetada para lembrar os jovens jogadores sobre não trocar informações de login com ninguém.

3. Nova armadura de esmeralda?! Quero! 
O Trusted Adult encomendou uma nova armadura esmeralda do MineMart, mas recebeu uma mensagem sobre um problema com o pedido. O jogador deve viajar pela Internet até o MineMart, onde é informado de que precisará inserir as informações de sua conta. Em seguida, eles devem optar por fornecer essa informação ou não. Esta atividade é um lembrete de que devemos proteger informações pessoais e não compartilha-las com outras pessoas.

4. Nham! Torta de abóbora! 
O Trusted Adult pede ao jogador para comprar uma torta de abóbora de um site familiar. Porém, quando o jogador pesquisa pela torta, ele encontra vários resultados diferentes para tortas de abóbora. O objetivo é escolher o produto correto com base na familiaridade, avaliações, recomendações e outras fontes de confiança. Esta atividade lembra os jogadores a importância de avaliar a qualidade das informações com base em diferentes fatores.

Em cada um desses cenários, os jogadores não apenas têm a chance de tomar decisões sobre quais são as formas certas e erradas de agir, como também aprendem a buscar conselhos de seu adulto de confiança. Esses desafios ensinam o jogador a pensar antes de clicar e reforçam que eles sempre podem contar com o apoio de um adulto – um pai, cuidador ou outro adulto em quem confiam – para guiá-lo com segurança pela Internet. Os desafios também incentivam conversas entre o jogador e seu adulto de confiança para que possam aprender, crescer e jogarem juntos.

Uma vez que os jogadores tenham completado o jogo, eles terão a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam.

Confira mais sobre a aventura no site oficial

CONTEÚDO RELACIONADO