Publicidade

Nova patente de PS5 preocupa jogadores sobre microtransações

Gostou? Compartilhe!
PS5
Imagem: Reprodução
Publicidade

A Sony Interactive Entertainment registrou uma nova patente para uma “plataforma de superfície de recursos” que aparentemente descreve uma nova tecnologia de assistência que ajudará os usuários do PS5 enquanto eles jogam, oferecendo soluções para quando eles ficam presos em um nível ou chefe. 

A tecnologia parece vantajosa, mas alguns jogadores do PlayStation estão preocupados com a forma como a tecnologia pode ser abusada por alguns dos jogadores mais gananciosos do setor.

Os programas assistentes de IA são bastante comuns e é apenas uma questão de tempo até que sejam implementados mais intimamente nos consoles. 

Continua depois da Publicidade

Em outras palavras, não é surpresa que a Sony esteja pesquisando e desenvolvendo sua própria tecnologia de assistência e métodos de implementação que podem ajudar os jogadores do PS5. Isso pode significar dicas sobre algo no jogo ou apontar para algo externo, como conteúdo adicional. 

Pense desta maneira, se você está preso a um chefe de Dark Souls, pode perguntar à sua unidade PlayStation como derrotar esse chefe. Nesse ponto, a IA incorporada ao console apresentará rapidamente as informações necessárias. É como a Siri do iPhone, mas para o seu PlayStation.

Agora, como você deve saber, isso não é uma nova tecnologia na indústria de jogos. Por exemplo, o Google Stadia incluiu algo exatamente assim em seu discurso inicial, mas para o PlayStation, é novo.

“Muitas vezes, pode haver um recurso no jogo que possa ajudar o usuário a atingir o objetivo com o personagem,” descreve a patente.  “O recurso do game pode ser um conteúdo para download (DLC), complementos, atualizações, itens, dicas, estratégia, dados comunitários etc. No entanto, o usuário não está necessariamente ciente de que esse recurso existe. “, complementa.

Arquivada na Organização Mundial da Propriedade Intelectual em 2019, esta nova patente foi publicada em 30 de janeiro e, se você quiser, pode ler mais sobre ela aqui. 

Dito isto, é importante lembrar que empresas, especialmente fabricantes de hardware como a Sony, registram patentes o tempo todo, e um número considerável delas nunca salta do estágio conceitual para o mercado consumidor. Em outras palavras, talvez os jogadores não vejam essa tecnologia no PS5 ou em qualquer console PlayStation.

Claro, não há nada aqui que seja inerentemente ruim. No entanto, a preocupação de alguns é como os criadores de jogos podem explorar o sistema para empurrar microtransações para a garganta dos jogadores. 

Também seria uma característica completamente voluntária em primeiro lugar. Portanto, se você estiver preocupado com isso, basta desligá-lo ou não usá-lo. 

CONTEÚDO RELACIONADO