A NVIDIA está capitalizando de forma exemplar o início da “era das inteligências artificiais“, o que impulsionou sua posição como uma das empresas de tecnologia mais valiosas do mundo. A expectativa é que a companhia alcance novos patamares nos próximos dez anos.
Veja também:
De acordo com James Anderson, investidor da Tesla e da Amazon, em entrevista ao The Financial Times, a empresa de Jensen Huang pode atingir um valor de mercado de US$ 50 trilhões na próxima década. Isso representaria um crescimento de 1.500% em relação ao seu valor atual.
“O potencial de escala da NVIDIA, no cenário mais otimista é muito maior do que já vi em minha carreira e pode atingir um valor de mercado com trilhões em dois dígitos. Isto não é uma previsão, mas uma possibilidade se a inteligência artificial funcionar para os consumidores e a NVIDIA continuar liderando o mercado de forma intacta.”
Vale destacar que as previsões de Anderson para a NVIDIA parecem fora da realidade pelos padrões atuais, mas estamos falando de mudanças ao longo de dez anos. Atualmente, a liquidez global é de US$ 82,6 trilhões, tornando a previsão de Anderson aparentemente impossível. No entanto, espera-se que muitas coisas mudem até 2034.
Nos últimos dois anos, a empresa de tecnologia multiplicou por dez seu valor de mercado, simplesmente ao atender à crescente demanda por inteligência artificial. Com esse monopólio, a NVIDIA se consolidou como uma das principais fornecedoras de hardware para essa tecnologia e já ocupa uma posição de destaque no cenário de aceleradores de IA e clusters de grande escala.