Publicidade

Organização da E3 expõe detalhes pessoais de mais de 2.000 participantes

Gostou? Compartilhe!
E3 leak
Imagem: Divulgação.
Publicidade

Uma vazamento nada conveniente para os frequentadores da E3 veio à tona nessa segunda-feria (5). Informações de mais de 2000 jornalistas e criadores de conteúdo foram divulgados pelo organizador da E3, a ESAEntertainment Software Association. Linkado desastrosamente no próprio site da ESA, o conteúdo ficou disponível até esse sábado (3).

De acordo com o que foi assumido, nomes, endereços, números de telefone e publicações de uma parte da imprensa que compareceu à E3 2019 estavam contidos em uma planilha hospedada no site da E3.

Embora se tratem de dados sigilosos, as informações estavam acessíveis a qualquer pessoa que tivesse o URL da planilha. A planilha incluía detalhes particulares de indivíduos de publicações proeminentes, além de streamers do Mixer, YouTube e Twitch. 

Continua depois da Publicidade

Outros vazamentos que certamente vão complicar a vida da ESA são os detalhes de analistas financeiros e funcionários de empresas de investimento, que também constavam no documento.

Esses detalhes geralmente são compartilhados pela ESA com as empresas associadas, de modo que podem facilmente convidar a imprensa para seus eventos e reuniões.

Todavia, o link em questão foi desativado logo após de descoberta sua acessibilidade. A ESA, procurou definir o deslize como uma “uma vulnerabilidade do site”.

“A ESA tomou conhecimento da vulnerabilidade de um site que levou à publicação da lista de contatos de jornalistas inscritos que participaram da E3”, disse a empresa em um comunicado fornecido à VentureBeat.

“Uma vez notificados, imediatamente tomamos medidas para proteger esses dados e encerrar o site, que não está mais disponível. Lamentamos essa ocorrência e adotamos medidas para garantir que isso certamente não aconteça novamente.”.

Consequências

Como a lista continha detalhes dos membros europeus da imprensa, o vazamento poderia se tornar um problema GDPR, (General Data Protection Regulation). A multa máxima para uma violação de GDPR é de 20 milhões de euros. Por enquanto, ainda não se sabe quais medidas serão tomadas.

CONTEÚDO RELACIONADO