Publicidade
ENTENDA

Paciente tetraplégico joga CS GO com chip neural implantado pela Neuralink

Uma das maiores inovações que podem ajudar milhares de pessoas no mundo a jogar videogame
Gostou? Compartilhe!
CS:GO
(Imagem: Valve)
Publicidade

Um paciente chamado Alex, se tornou a segunda pessoa no mundo a ter um chip cerebral implantado pela Neuralink, empresa de Elon Musk. Isso fez com que ele pudesse jogar e controlar o jogo Counter-Strike: Gloal Offensive usando apenas o pensamento, de acordo com o blog oficial da empresa na semana passada.

O chip permitiu que Alex controlasse o cursor do computador com sua mente em apenas cinco minutos após a conexão com o sistema. Antes disso, ele usava o Quadstick, um dispositivo controlado pela boca. Porém, ele revelou que isso o limitava de certa maneira, pois o Quadstick não permite mirar e andar simultaneamente, mas sim apenas andar.

Com essa nova tecnologia, Alex combinou o uso do Quadstick com o controle mental o que proporcionou para ele, uma experiênia de jogo muito mais fluida. Foi isso que fez com que ele pudesse jogar apenas utilizando o poder de sua mente graças ao chip. Alex até conseguiu eliminar uns inimigos no jogo.

Continua depois da Publicidade

“Simplesmente sair correndo é ótimo porque posso olhar para os lados sem precisar mover o Quadstick para esquerda ou direito. Eu posso pensar onde olhar e simplesmente vai. É insano”, relatou Alex.

Um vídeo publicado pela própria Neuralink mostra Alex jogando no mapa Dust2 contra bots e é possível ver que ele consegue executar pulos, movimentos com a câmera, além de andar e atirar ao mesmo tempo. Além de Alex, o primeiro paciente a receber o chip neural se chama Noland Arbaugh, que conseguiu jogar Mario Kart e Xadrez usando o chip. Ambos os pacientes são tetraplégicos.

Segundo a Neuralink, essa tecnologia promete melhorar substancialmente o controle sobre dispositivos digitais diversos além de que os estudos realizados com Alex, indicam um avanço significativo na tecnologia de interfaces neurais. Logo poderemos ver pessoas com severas limitações físicas, recuperarem a maior parte da sua autonomia nas atividades do dia a dia.

Via: Dust 2

CONTEÚDO RELACIONADO