Um número crescente de latino-americanos têm considerado iniciar uma carreira no potencial setor de games do continente. À medida que a indústria cresce, empresas do ramo como a Yandex Games abrem mais possibilidades para talentos, e, para isso, decidiram lançar um curso gratuito para formar futuros desenvolvedores de jogos.
Veja também:
“A possibilidade de se obter êxito na carreira em desenvolvimento de jogos na América Latina é tão grande que aproveitamos a oportunidade para ajudar a fornecer mais treinamento para os futuros desenvolvedores, mesmo aqueles que não têm experiência prévia nesta área”, explica Harisson K. Santos, executivo da Yandex Games na América Latina.
Vale destacar que o continente está rapidamente se estabelecendo como um gigante dos jogos, tendo o terceiro maior número de jogadores do mundo – chegando a mais de 325 milhões até 2024 (um aumento de 20% em menos de 5 anos). E mais: de acordo com a Newzoo, trata-se da terceira maior região do mundo em termos de receita da indústria de videogames, atrás apenas da Ásia-Pacífico e da América do Norte. Espera-se que a região gere US $6,2 bilhões em receita da indústria de videogame nos próximos anos.
De acordo com o Statista, México e Brasil lideram o mercado latino-americano com as primeiras e segundas maiores receitas na indústria de games, respectivamente. O México gerou uma receita de US $2,3 bilhões em 2021, com expectativa de atingir US $3,4 bilhões em 2025, enquanto o Brasil gerou uma receita de US $1,4 bilhão em 2021, com expectativa de atingir US $2,1 bilhões em 2025.
“A região está se destacando como um importante centro criativo para a indústria de videogames, graças à inovação e imaginação de seus empreendedores locais. No entanto, até agora, grandes países como o México, por exemplo, não impulsionaram sua produção de videogames no mesmo ritmo acelerado do consumo”, continua Harisson. “Portanto, esta é uma ótima oportunidade para o continente continuar formando profissionais para a indústria. E é nisso que esperamos que nosso curso possa ajudar, tanto desenvolvendo futuros talentos quanto destacando a necessidade e a importância desses profissionais devido ao aumento da demanda por esses especialistas.”
A empresa espera que, ao lançar um curso gratuito usando a engine de jogos Unity, possa mostrar como até mesmo desenvolvedores de jogos iniciantes podem aprender a criar jogos e monetizá-los. “Queremos derrubar as barreiras de entrada nesse mercado. Com a Unity, você não precisa conhecer linguagens de programação complicadas ou ter formação em disciplinas de alta tecnologia. Você só precisa de sua imaginação, criatividade e um pouco de trabalho duro”, explica Harisson.
Os participantes do curso terão a experiência prática de desenvolvimento de um jogo do zero: desde a compreensão dos conceitos básicos da engine até a criação de um jogo completo e o envio para a plataforma Yandex Gaming. O currículo consiste em uma série de tutoriais em vídeo e materiais adicionais, e o curso completo levará em média de 10 a 12 horas para ser concluído. As lições são ministradas por um especialista com anos de experiência no desenvolvimento de jogos e no ensino da Unity, cujos alunos já lançaram mais de 100 jogos.
“Longe de ser um sonho impossível, a indústria de jogos oferece um número crescente de oportunidades para quem está disposto a demonstrar sua criatividade, trabalho árduo e dedicação”, conclui Harisson. “Desde o design de som à experiência do usuário (UX), realidade virtual (VR), inteligência artificial (AI), jogos para dispositivos móveis e outras indústrias, todas tão interconectadas. Esperamos que este curso ofereça tanto um trampolim para aspirantes a desenvolvedores quanto uma oportunidade de mostrar aos latino-americanos como essa indústria em crescimento não é tão inacessível como eles pensam.”
Sobre a Yandex Games
A Yandex Games é uma plataforma global e gratuita de jogos que oferece uma seleção diversificada de jogos em mais de 70 idiomas. Fundada em 2018, a plataforma possui mais de 17.000 jogos em vários gêneros, incluindo ação, quebra-cabeças e corridas. Yandex Games visa atender ao jogador casual que procura diversão e relaxamento, com jogos que não exigem instalação e podem ser jogados em navegadores e dispositivos móveis. Os usuários passam em média 40 minutos na plataforma todos os dias e mais de 24 milhões de usuários em todo o mundo jogam jogos na plataforma todos os meses. Yandex Games oferece oportunidades de monetização de jogos e renda para desenvolvedores por meio de publicidade e compras no aplicativo. Os desenvolvedores também podem portar jogos HTML5 de seu portfólio, reduzindo a necessidade de criar um novo jogo do zero. Recentemente, a Yandex Games anunciou sua chegada na América Latina e está trabalhando ativamente na região. É o destino perfeito para o jogador casual que procura aproveitar cada momento livre com diversão e entretenimento em seus próprios termos, independentemente de onde, quando ou como escolhem passar seu tempo. Os usuários podem ingressar na plataforma e jogar agora! Saiba mais em Yandex Games.