Playstation 5 dispara buscas no Google relacionadas à reembolso; o que está acontecendo?

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na semana de lançamento oficial do PlayStation 5 no Brasil, um termo tem chamado a atenção nas pesquisas relacionadas ao próximo console da Sony: o reembolso.
De acordo com a apuração feita pelo Observatório de Games, via Google trends, base de análise de dados do Google, nos últimos dias a pesquisa relacionada a PlayStation 5 refund (restituição/reembolso), atingiu um pico de mais de 100 pontos, algo que em comparação com seu rival, Xbox, não passou dos 50.

O número atingiu 100 pontos logo no primeiro dia em que foi liberado, o que para o Google é afirmar que um alto número de pessoas pesquisam sobre aquele termo. Se comparado com o Series X|S, os números da Playstation são gritantes.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta terça-feira (17), de acordo com as últimas atualizações, o número caiu para 38 pontos. O país que mais acumula reclamações sobre o console é o Canadá, seguido da Austrália e Estados Unidos.

O que está acontecendo?

É difícil afirmar com precisão o que de fato disparou esse termo nas buscas, mas existem algumas coisas a serem consideradas. Uma delas é que os resultados que chegam junto com o assunto costumam vir “contaminados” por episódios isolados, dando muitas vezes um falso diagnóstico, que algumas vezes não representa a realidade.

Por exemplo, lembre-se do fatídico 7 a 1 que o Brasil sofreu da Alemanha na Copa do Mundo de 2014. Naquela época, o vídeo do massacre foi parar dentro do site pornográfico Xvideos, numa alusão ao “estupro” que a equipe canarinho teria sofrido dentro de campo, em seu próprio país. A “brincadeira” (vista milhares de vezes) feita por internautas gerou uma bagunça no Google, que por não ter filtros para identificar esse tipo de associação improcedente, passou a apontar em suas buscas por “Brasil/Seleção” os termos ditos acima.

O próprio Xbox, por exemplo, foi vítima disso esta semana, depois que vídeos mostrando o Xbox Series X supostamente X fumaçando, colocaram a palavra “fumaça” como sugestão complementar nas buscas. Os vídeos, uma comprovada manipulação, repercutiram ao ponto da Microsoft se manifestar a respeito, ainda que alertando em um tom mais bem-humorado.

No caso da Sony, existem muitas coisas que podem tendenciar essa busca como está, como o caso do PS5 que morreu na mão de um testador, que ia inclusive doar o console após o teste. No momento desta postagem, nenhuma notícia sobre pedidos de reembolso de PS5 foram notados pelo Observatório de Games.

Por enquanto, resta saber como será o lançamento oficial do PS5, marcado para a próxima quinta-feira (19).

Leia também:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio