Publicidade

PlayStation 5 está corrigindo o maior erro do PS4

Gostou? Compartilhe!
PS5
Imagem: Divulgação
Publicidade

O PlayStation 5 parece estar abordando um dos maiores problemas que afetaram o PS4: a compatibilidade com versões anteriores. Por todas as contas, o PlayStation 4 foi um sucesso fascinante, rivalizando com alguns dos consoles mais vendidos na história dos jogos e lançando alguns dos títulos da mais alta qualidade que a Sony já fez como God of War e The Last of Us.

Não é surpresa que o console tenha vendido mais de 100 milhões de unidades e provavelmente continuará sendo vendido por pelo menos mais um ano. No entanto, a falta de compatibilidade com versões anteriores impediu que o sistema atingisse todo o seu potencial.

Embora a Microsoft esteja muito atrás dessa geração de consoles, o Xbox One conseguiu aplicar algumas das práticas mais amigáveis ​​ao consumidor do setor. Tornar quase todos os jogos Xbox 360 e Xbox originais jogáveis ​​no Xbox One. Inclusive aprimorando vários títulos para serem reproduzidos em uma resolução e taxa de quadros mais alta, foi um dos pontos mais vendidos do console. Combinando isso com o Xbox Games Pass, a Microsoft está novamente se tornando um grande concorrente para muitos jogadores a escolherem.

Continua depois da Publicidade

O PS5 está pronto para mudar essa dinâmica. A Sony já confirmou que milhares de jogos para PS4 serão jogáveis no PS5 no primeiro dia. Embora o preço e data de lançamento não tenham sido anunciados, a compatibilidade com versões anteriores é justificativa suficiente para vários fãs passarem para a próxima geração e pré-encomendarem um PS5.

Jogando títulos mais antigos no PS5

A Sony tem um histórico confuso com compatibilidade com versões anteriores. O PS1 foi um marco para os games em geral, enquanto o PS2 foi uma adição bem-vinda ao segundo console da linha da empresa, levando-o a um patamar de quase perfeição. O PS3 era uma potência no lançamento, mas sua arquitetura exclusiva dificultava a criação de jogos, especialmente perto do lançamento.

Originalmente compatível com versões anteriores, o infame processador de células do PS3 era tão diferente da arquitetura anterior, que a Sony basicamente teve que encaixar um PS2 inteiro dentro do PS3 original. Isso levou a um preço incrivelmente alto no lançamento e, eventualmente, a Sony teve que fazer uma versão reduzida do console, removendo a compatibilidade com versões anteriores para reduzir o valor.

O PS4 possui uma arquitetura mais tradicional, baseada em PC. Embora isso significasse que o sistema estava muito próximo do Xbox One em termos de hardware, tornou o desenvolvimento de vários sistemas muito mais fácil para terceiros. No entanto, a virada acentuada significou que o PlayStation 4 não seria capaz de jogar nenhum jogo de PS3 a menos que fosse refeito ou remasterizado para o sistema.

A Sony tentou resolver isso com seu serviço de streaming PlayStation Now, permitindo que os jogos PS2 e PS3 fossem transmitidos para PS4 e PC, mas ele não atinge o mesmo nível de qualidade que a compatibilidade com versões anteriores no Xbox One.

A compatibilidade com versões anteriores no PS5 é realmente uma bênção para o console. Numa época em que os jogos de alta qualidade estão sendo lançados rapidamente, é um alívio saber que a biblioteca que muitos jogadores possuem pode ser reproduzida no PlayStation 5.

A Sony também confirmou que os jogos do PS4 serão aprimorados para o PS5, potencialmente exibidos em uma maior resolução e aproveitando o SSD para tempos de carregamento mais rápidos e melhor taxa de quadros. Infelizmente, não está confirmado se o PS5 terá algum jogo das gerações PS1-PS3, a menos que eles sejam transmitidos no PS Now. É possível que a Sony oculte isso como um recurso mais próximo do lançamento, mas é improvável que o sistema contenha um emulador poderoso o suficiente para jogar os títulos dos sistemas mais antigos.

A empresa confirmou que desenvolvedores de terceiros têm a opção de fornecer uma entrega inteligente para qualquer jogo de PS4 que também será lançado no PS5. Ainda não foi anunciado se esse é o caso de exclusivos exclusivos do PS4, como The Last of Us: Part II ou Ghosts of Tsushima, mas o fato de os jogadores poderem jogar esses títulos no primeiro dia no PlayStation 5 é bastante reconfortante.

Leia também:

CONTEÚDO RELACIONADO