Publicidade

PlayStation encerra mais um estúdio no Reino Unido

Gostou? Compartilhe!
PlayStation
É o terceiro estúdio fechado pela PlayStation no Reino Unido (Imagem: Reprodução)
Publicidade

A PlayStation anunciou o fechamento do Manchester Studio, desenvolvedora que estava trabalhando em um título para realidade virtual. Formado em 2015 como North West Studio, o estúdio nunca chegou a lançar um jogo antes que a Sony o desligasse.

Em uma declaração dada ao GamesIndustry.biz, a Sony afirmou que a lógica da mudança é “fechá-la como parte de nossos esforços para melhorar a eficiência e a eficácia operacional“. Aparentemente, toda a equipe foi “redundante“, para que não sejam transferidos para outros estúdios de desenvolvimento. A PlayStation fechou outros dois estúdios no Reino Unido nos últimos quatro anos, incluindo Guerrilla Cambridge e Evolution.

Os fechamentos de desenvolvedoras estão se tornando muito comuns na indústria de videogames, ultimamente. À medida que os custos de desenvolvimento continuam a aumentar e os títulos independentes de preço baixo competem pelo interesse dos jogadores, muitos estúdios se encontram em dificuldades.

Continua depois da Publicidade

O fato do Manchester Studio estar trabalhando em um título de realidade virtual também pode ter desempenhado um papel importante no fechamento do estúdio, já que a tecnologia continua cara, e ainda é um nicho para a minoria dos jogadores.

Tanto a Guerilla Cambridge quanto a Evolution estavam trabalhando em títulos de realidade virtual quando a Sony optou por fechá-los, dando alguma credibilidade a essa teoria em particular.

A realidade virtual sempre seria uma venda difícil para os jogadores, o que é provavelmente o motivo pelo qual a Microsoft e a Nintendo hesitavam em se comprometer da mesma forma que a Sony.

Além do custo da tecnologia, existem muitos jogadores que consideram a experiência indutora de dor de cabeça, o que pode ter assustado alguns. A Sony claramente deu à tecnologia um grande impulso nessa geração, oferecendo-a em vários títulos importantes.

Independentemente da lógica da Sony, o fechamento do Manchester Studio ainda é lamentável para todos os envolvidos. O encerramento deixa apenas duas equipes de desenvolvimento pertencentes à Sony na região: London Studio e Media Molecule.

A última equipe é responsável pelo game Dreams. Portanto, eles devem permanecer seguros por enquanto, mas ainda é um momento muito assustador para os estúdios no Reino Unido e em todo o setor como um todo. 

CONTEÚDO RELACIONADO