Sendo oficialmente revelado essa semana, o PS5 Pro promoteu entregar uma GPU 67% mais potente que o modelo base. Porém, quando falamos de GPU logo pensamos em placa de vídeo correto? Então qual ou quais seriam as placas que um PS5 Pro teria para conseguir entregar quase 70% a mais de potência nos jogos atuais? A resposta foi dada.
Veja também:
Segundo Richard Leadbetter, membro oficial do canal Foundry, a AMD não possui nenhuma GPU, até o momento, que seja parecida – mesmo com os rumores de uma nova RX8000 circulando por aí – sendo a RTX 4070 da NVIDIA a placa que mais se aproxima do PS5 Pro. Além disso, o PS5 Pro promete rodar todos os jogos em 60 FPS, independente do título.
“A GPU que você vai precisar, quero dizer em uma visão holística de todos os componentes diferentes, o ray tracing melhorado, o machine learning, nenhuma GPU da AMD possui isso no momento. É quase em essência um conjunto de funções da NVIDIA, mas feito pela AMD. E o mais próximo que você poderia encontrar em GPU seria a RTX 4070. A RTX 4060 é quase próxima do PS5 base, desconsiderando o machine learning e ray tracing, então o PS5 Pro é próximo da 4070.”
Ainda sobre o PC, Richard afirma que montar um PC com poder similar ao PS5 Pro sairia bem mais caro, mesmo retirando alguns elementos como não pagar pela PS Plus, talvez isso diminuiria os custos. Porém, para aqueles amantes de hardware, sabemos que se você montar bem, procurar com cuidado as peças e até onde eles conseguem alcançar, podemos montar uma poderosa máquina que até mesmo supera o PS5 Pro.
“Provavelmente custaria um pouco mais. Uma RTX 4070 é $540 dólares, além disso você ainda precisa de uma CPU, placa mãe, memória, fonte, gabinete, SSD de 2TB. Então os custos vão aumentar bastante. É claro que você ainda tem fatores mitigando isso. Você não paga todo ano pela grande honra de jogar online, e ainda possui saves em nuvem. Então talvez irá amortizar os custos com o passar dos anos.”
Para finalizar, Richard diz que o PS5 Pro é não é um console para novos donos, mas para aqueles que já possuem um PS5, querem fazer um upgrade, possui uma certa renda disponível e que não quer perder toda a sua biblioteca de jogos que foi sendo contruida ao longo dos anos, para ir para um PC.