Publicidade
Review

Review TV LG 42C2: Listamos 8 Pontos fortes, 1 fraco, 2 valores extra técnicos e 1 curiosidade

Gostou? Compartilhe!
LG 42C2 Review
(Montagem, Reprodução/Observatório de Games)
Publicidade

Em 2022, a LG está lançando no mercado a 42C2, um novo modelo de televisão com novidades e recursos que prometem melhorar a experiência de uso dos seus proprietários e especialmente daqueles que jogam videogame, já que a TV possui muitos recursos pensados especialmente para este público.

O Observatório de Games testou o produto a convite da LG em vários quesitos e listou 8 pontos fortes, 1 fraco, 2 valores extra técnicos e uma curiosidade. Confira abaixo os resultados da nossa análise:

Pontos fortes – Top 8

8 – Imagem de impressionar as visitas

Os entendidos em nível Jedi até podem saber as minúcias técnicas que fazem com que uma TV de tecnologia Oled sejam considerada o que há de mais moderno em termos de imagem neste mercado, mas é aquele “nossa, que imagem boa” dito pelas visitas que realmente confirma que você fez uma boa compra.

Continua depois da Publicidade

Neste modelo, a frase realmente tem muitas chances de ser dita pelas visitas, venham elas para assistir uma partida de futebol, jogar videogame ou para o maroto plano de “ver filme lá em casa”. E para cada uma dessas atividades, a TV da LG possui um recurso que promete refinar o conteúdo exibido nela.

Um exemplo prático: Compare a nitidez da imagem juntamente com a transição suave de um tom mais claro para o escuro.

Tecnicamente falando, a tecnologia OLED é reconhecida mundialmente por especialistas por oferecer uma experiência superior em relação às demais tecnologias de televisores disponíveis no mercado nacional, com painéis de LED, LCD ou Mini LEDs.

Isso porque as Smart TVs LG OLED apresentam pixels que se autoiluminam e, por não precisarem de uma iluminação traseira, garantem pretos puros, cores perfeitas com contraste infinito, e com o painel OLED evo, a 42C2 oferece mais brilho e nitidez, elevando a experiência a outro patamar. Colocamos lado a lado com uma LED e realmente não há o que contestar

7 – Filmmaker Mode, um mimo para os cinéfilos

Falando ainda de imagens, este é um recurso que promete ser especialmente relevante para os cinéfilos e demais pessoas que apreciam os conceitos adotados em grandes produções de filmes e séries. Trata-se do recurso Filmmaker Mode.

Exclusivo da marca, este modo ajusta a imagem automaticamente para a proporção de aspecto original de cada obra, colocando sua taxa de quadros correta e com a renderização de cores fiéis ao que o cineasta produziu.

Com ele, parece um seriado. Sem ele, parece uma novela. Muita gente não imagina a diferença que faz um filtro numa pós edição. Claro, esse modo sem filtros não vai para o ar, mas a imagem da esquerda ainda pode ser alterada nas configurações da TV pelos usuários e sair da proposta colocada pelo diretor. Entenda isso mais abaixo.

E acredite, esses profissionais jogam com isso a todo momento para proporcionar uma maior imersão, e pode haver todo um conceito por trás disso. Por exemplo, lembra do episódio épico “The Long Night”, de Game of Thrones? Então, é sobre isso.

Cenas do episódio “The Long Night”, de Game of Thrones, com diferentes níveis de iluminação. (Montagem: Reprodução).

Algumas pessoas preferiram ajustar ao máximo o brilho nesse episódio épico de GOT para tentar ver um pouco mais do que se passava na tela. Mas e se o diretor QUISESSE que você ficasse realmente confuso com essa pouca visibilidade e níveis de cores vistos do jeito que foi ao ar? Esse recurso da LG promete dar essa experiência.

Esse dia foi loko.

Amarrando os assuntos TV, HBO e games, vale lembrar que o seriado inspirado no game The Last of Us ganhou seu primeiro trailer recentemente. Como será assistir ele com a atmosfera idealizada pelo diretor? A gente promete assistir por aqui, testar esse recurso e compartilhar as diferenças.

6 – Velocidade

A 42C2 possui tempo de resposta de impressionantes 1ms, ou seja, o tempo de executar um comando no controle e visualizá-lo na TV é quase instantâneo. O frash rate bate 120hz para maior nitidez e sem instabilidades na tela e ainda há o modo HGiG, que proporciona mais realismo e melhor desempenho aos jogos em TVs.

Onde estaria o console? Há uma explicação boa para isso mais adiante.

Mesmo para quem não joga, a velocidade de resposta é uma vantagem que pode ser sentida em pequenas ações neste aparelho. Uma delas será comentada mais adiante, mas uma comparação que já pode ser feita aí na sua casa é a de simplesmente acionar a Netflix na sua TV disponível. Compare com o vídeo abaixo:

5 – Fator Conectividade

Entradas disponíveis na 42C2. (Imagem: LG)

No fator ‘Conectividade’, a LG OLED evo 42C2 é umas das TVs mais completas do mercado. Além das 4 entradas HDMI 2.1, a TV possui entrada RF, LAN, 3 entradas USB, saída digital óptica e uma outra conexão que você verá no primeiro lugar.

Nesta parte, quem tem muita coisa em HDMI para ligar vai gostar desse quarteto de entrada, porque vai eliminar aquela bufada que se dá sempre que se precisa tirar um HDMI de um aparelho e por no outro.

4 – O App

Embora atualmente até Air Fryers já tenham conquistado o seu direito a ter app próprio, a gente sabe que, na prática, não é todo aplicativo que merece ganhar um espaço no nosso celular. Mas no caso da 42C2, o App LG ThinQ tem algumas coisas sedutoras.

Para começar, aquela pergunta clássica do “Onde tá o controle?” ganhou uma solução temporária para aquelas situações onde o objeto é abduzido.

Com ele instalado no celular, é possível controlar o volume, mudar de canais e acessar tudo do menu disponível no aparelho, além de se conectar com outros objetos inteligentes da casa. Contudo, o ponto alto disso tudo é que a função do cursor (algo que você vai entender no top 3) também está aqui.

3 – Controle remoto diferenciado

O controle remoto possui, de fato, um dos diferenciais mais chamativos para quem se deparar com este aparelho. E para muitos, o Smart Magic poderia facilmente ocupar o primeiro lugar dessa lista pelas facilidades que gera. Confira algumas:

As teclas de acesso rápido dos Apps de streaming mais populares do momento: Netflix, Globoplay, Amazon Prime Video, Disney+ Google Assistente e Alexa;

Teclas de acesso rápido estão presentes no Smart Magic.

Controle universal: O Smart Magic pode ser usado como um controle universal que permite operar todos os seus aparelhos além da TV, sejam eles um decodificador, Sound Bar ou Home Theater;

A Caixa de som Ultragear é um dos aparelhos que podem ter funções controladas pelo App. (Imagem: Observatório de Games)

Conexão NFC: Você pode usar smartphones e dispositivos com conexão NFC, aproximando-os do controle, para visualizar conteúdos na tela da TV;

Um mouse na TV? Essa é a sensação, e ela é boa. O Smart Magic (que está presente em toda a linah premium da LG) possui um scroll (aquela rodinha que tem em cima do mouse que a gente gira para descer ou subir uma página), e na TV, ele é muito útil para navegar por conteúdos mais extensos.

Mudar de canais, descer pelo catálogo da Netflix, navegar pela timeline de uma rede social… dá para fazer tudo isso só deslizando o polegar nessa engrenagem.

INSERIR VÍDEOS DO APP

Os recursos acima impressionam, mas o grande destaque do controle está no cursor que o controle aciona assim que se pressiona o scroll para baixo. Com o comando, surge uma setinha, que pode ser percorrida pela tela inteira conforme se movimenta o controle. Confira abaixo:

O microfone: embutido também aciona uma série de comandos que facilita demais o acesso a alguns recursos, como acionar a Alexa, Google, mudar de canais, preenchimento senhas e outras vantagens.

2 – TV Gamer

Pela parte que nos toca, a prata desse ranking vai para o conjunto de recursos que tornam essa televisão um projeto especialmente dedicado a gamers. Quem diz isso também é o Rtings, que reconheceu a 42C2 como a melhor TV 4K para jogos, e a CES 2022, que premiou o modelo como vencedor na categoria inovação.

Faremos um artigo especial somente com os destaques gamers do modelo, mas abaixo podem ser conferidos três colaborações notáveis para esse público:

Game Optimizer: A TV possui um menu dedicado para jogos, com diversas configurações para o modo jogo que podem ser feitas sem precisar pausar o game, tanto para consoles, quanto para PC. Dentre estas configurações, estão as variações do modo de imagem da TV de acordo com o gênero do jogo (FPS, RPG, RTS ou esportes).

ALMM: O modo de baixa latência automática, ou ALLM, é mais um recurso que eleva a gameplay para outro nível. Com ela, a LG OLED evo 42C2 TV alterna, automaticamente, para um modo de jogo específico ao detectar título que está sendo jogado naquele momento, por exemplo, se é um FPS ou jogo de estratégia. Algo que economiza tempo, já que não é necessário ficar alterando o modo de jogo manualmente.

Som imersivo: O novo processador α9 Gen 5 AI mistura áudio de 2 canais em som virtual de 7.1.2 canais. Além do Dolby Atmos, que proporciona uma imersão sonora mais profunda durante os jogos ou assistindo a um seriado.

1 – Conexão Bluetooh

O primeiro lugar na avaliação do Observatório de Games vai para a conexão Bluetooth, por conta das várias situações que ela pode resolver. Confira abaixo três desses motivos por ordem de importância:

1º Segurança + privacidade

Famílias que moram num espaço pequeno muitas vezes se deparam com uma situação onde um precisa se concentrar em algo enquanto o outro quer assistir TV. E em tempos onde o home office está mais ativo do que nunca, essa é uma realidade a ser encarada com frequência. E diante disso, um fone de ouvido para alguém na TV não seria nada mal.

Às vezes, o local de trabalho e o de descanso estão a alguns palmos de distância. (Imagem: Observatório de Games)

E embora alguns modelos até tenham entrada para fone de ouvido cabeado (a própria 42C2 tem), essa quase sempre NÃO É uma boa ideia, basta perguntar para quem tem crianças, pets ou desastrados circulando pelo ambiente.

Não importa qual é o seu videogame, se ele tiver fios, os gatos lhe darão emoções no nível hard em algum momento.

Então, para evitar emoções dispensáveis, um fone bluetooth pode garantir segurança e privacidade na hora de jogar ou assistir algo pela televisão. Só plugar e deixar pets chateados, serumaninhos sem ocupação e vacilões sem vacilos.

2º – Economia

Quem tem um PlayStation conhece um drama particular chamado “Headset exclusivo”, onde só se conectam com esses videogames modelos sem fio feitos especialmente para a marca. Existem algumas poucas exceções, mas vale pontuar que até fones bluetooth da própria Sony não rolam com o videogame da empresa.

O ‘Pulse 3’ exclusivo de PS5 (esq.) e o Wh-1000Xm3, o fone top de linah da Sony, mas que não conversa com o PS4.

Logo, esse recurso na TV dribla isso bonito, e quem já tiver qualquer fone com essa tecnologia pode conectar ele direto na 42C2 e curtir seu jogo sem fio. Claro, dá para conectar um fone direto no controle, mas aí vamos pra outro conceito.

3º Menos um cabo e tudo que isso pode oferecer

A imagem abaixo por si só dispensaria mais toques no teclado que escreve esta análise. Mas existem outras vantagens além da estética e segurança citada acima. Se por um lado dá para ter uma pessoa ouvindo algo no fone perto da TV, uma outra situação pode surgir justamente no oposto disso.

Por exemplo, se você estiver numa sala de reunião com uma 42C2 numa ponta, é possível conectar ela numa caixa de som bluetooth e posicionar isso virado para a outra ponta da mesa. Assim, o som de qualquer conteúdo que esteja sendo exibido na TV pode chegar numa altura agradável para a pessoa que estiver mais longe do aparelho, sem precisar estourar as orelhas de quem estiver mais perto e nem incomodar o ambiente do lado desse espaço.

Uma sound bar bluetooth pode levar o som da 42C2 para outros pontos do ambiente sem precisar deixar o pessoal perto da TV com som alto na orelha.

Valores extra técnicos – Parar quem se interessa por mais que um produto bem feito

Essa é uma parte da análise que poderia até contar como fator positivo ou negativo, mas separamos eles dos demais justamente por isso ainda ser muito conceitual em alguns aspectos. Entretanto, para os que se preocupam com as coisas, pessoas e processos envolvidos por trás de um produto, aqui vão dois valores notáveis percebidos na marca.

Sustentabilidade
De acordo com o fabricante, os painéis da 42C2 são produzidos pensando em todo o ciclo de vida ambiental, desde a fabricação, embalagem, uso e descarte. Toda a linha C2 é feita de materiais compósitos mais leves do que antes.

Embalagem da 42C2: Só o básico para acomodar a TV. (Imagem: Observatório de Games)

Além disso, a TV é embalada apenas com o suficiente para chegar ao consumidor com segurança:
uma caixa de papelão reciclável e uma bolsa de base biológica para o controle remoto.

Mulheres a frente
Historicamente, ter mulheres a frente de cargos de confiança foi, por muito tempo, algo nulo no mundo corporativo, e isso é especialmente agudo quando se olha para o mercado asiático e suas representações pelo mundo afora.

E embora avanços importantes tenham sido mais frequentes para esse lado nos últimos anos, muita cosia ainda precisa melhorar, de modo que toda conquista notada nesse campo precisa ser apontada. E neste quesito, vale mencionar o time de comunicação da LG no Brasil.

Sonah Lee, Cintia Viani, Angela Sakuma, Ana Paula e Vitória Loria, são algumas das mulheres responsáveis pela comunicação dos produtos LG.

Composto e comandado em sua maioria por mulheres, o setor responsável pela imagem dos produtos da empresa no país gerencia com toque feminino o marketing da gigante sul-coreana. Em conversa com o Observatório de Games, Sonah Lee, Head de Marketing da LG no país, falou sobre essa relevância:

“Pessoalmente, penso que é importante notar que tudo se trata, antes de mais nada, de igualdade. Porque uma vez que homens e mulheres tenham as mesmas oportunidades, podemos passar para a questão da competência de cada um, e aí sim, quem estiver mais apto em mais quesitos, assume o cargo.”

Sonah Lee

PONTO FRACO

Reside no controle Smart Magic, um dos maiores destaques do produto, justamente uma fragilidade que pode ser apontada como ponto fraco. Lembra do scroll dele? Pois é, ele, assim como o scroll dos mouses, com o tempo, pode ir arrastando sujeira para dentro de si.

O controle é bom, mas exige cuidados para manter a vida útil.

E quando o assunto é jogador de videogame, vira e mexe estamos falando de alguém com mão suada, pegadora de esfiha, pizza, copos de refrigerante e derivados da perdição calórica que podem encher a a barriga e esse controle da LG de coisas do mal.

Scroll wheel losing its paint. Am I the only one with this issue here? :  r/G502MasterRace
Essa sujeirinha com o tempo vai travando o scroll do mouse. (Imagem: Reddit/G502 Master Race)

E como não dá para por uma capinha, o jeito é se atentar para não levar o dedão lambrecado pra cima do Smart Magic.

CURIOSIDADE

Esta é uma curiosidade que pode ser notada em algumas TVs da LG e também de outras empresas: a ausência da logomarca na parte frontal do aparelho. Há décadas, se há uma coisa que um produto não perde a chance de ostentar é a marca do seu fabricante. Carros, eletrodomésticos, câmeras, roupas, tênis, videogames… não importa, esse é meio que um espaço reservado para essa propaganda.

42C2: Nada de logotipo.

Entretanto, no caso das TVs, parece que isso está indo por um caminho inverso. Uma teoria que pode ajudar a entender isso é o fato de que diante de bordas cada vez mais finas, isso acabe sendo sacrificado em nome do design.

CONCLUSÃO

A 42C2 é, de fato, dentro da sua categoria, uma das melhores TVs que chega ao mercado em 2022 para os jogadores de videogame, que tem tudo para se sentir muito contemplados com o que o aparelho entrega durante sua experiência de jogo e também em outras situações de uso.

Já outros perfis de usuários também tem tudo para simpatizar bastante com a qualidade do produto no geral, mas diante de um preço que se paga numa novidade, podem entender que um modelo mais antigo, maior e mais barato lhes trarão um bom e satisfatório custo-benefício.

CONTEÚDO RELACIONADO